Digitaliza Brasil: 99% das cidades convocadas indicaram interesse

Enquanto a adesão dos últimos municípios passa pela análise de documentação, o sinal digital está sendo implantado nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul; a meta é concluir a digitalização até final de 2023

Foto: MCom

O programa do Ministério das Comunicações (MCom) que está levando o sinal digital de TV a localidades que, até então, só contavam com o sinal analógico, despertou amplo interesse de gestores municipais. Ao final das três fases de convocação, 99% (1.627) das cidades chamadas indicaram o desejo de aderir ao Digitaliza Brasil.

A primeira fase foi subdividida em quatro etapas e o primeiro edital (1.1) foi lançado em junho de 2021. O resultado foi animador: 100% de interesse por parte das 73 prefeituras do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Já o edital da fase 3 – a última do Digitaliza Brasil – abriu oportunidade a 244 prefeituras das regiões Norte e Centro-Oeste e encerrou no dia 25/2, com 98% de municípios interessados.

Enquanto a adesão das últimas cidades está em processo de análise de documentação, o sinal digital está sendo implantado em todas as demais regiões do país. O MCom, em parceria com a entidade executora Seja Digital, fornece os equipamentos e a instalação da infraestrutura para digitalização do sinal analógico, sem qualquer custo para a população. A meta é que até o fim de 2023 todos os municípios brasileiros com transmissão com televisão analógica em operação sejam digitalizados.

À medida em que os editais são finalizados, as prefeituras que manifestaram interesse passam por uma avaliação de quesitos – quando aprovadas, são chamadas para assinar o Termo de Adesão para, então, oficializar sua participação no Digitaliza Brasil. Até o momento, 1.163 (71,4%) dos municípios já foram qualificados e cerca de 800 já assinaram o documento com o MCom. Em 95 cidades o sinal digital já está ativado. Estas e outras informações podem ser acompanhadas no painel do programa.

Canais Digitais

Com a chegada do sinal digital, os canais que transmitiam suas programações de forma analógica precisam migrar para a nova tecnologia. De acordo com o levantamento do MCom, a mudança representaria a consignação de 4.006 canais. Do total de canais, 91% foram reivindicados pelas emissoras para migrarem para o sinal digital de TV.

Ademais, é prevista a consignação (nos municípios que aderiram ao Digitaliza Brasil) de um canal digital para a TV Brasil, mantida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e outro para a Câmara dos Deputados, totalizando mais 3.276 canais. Estes canais, em especial, realizam a multiprogramação, contemplando quatro programações em um mesmo canal.

Fonte: MCom