
SET e Trinta Webinar Series: os caminhos para o OTT ser um produto de sucesso
A SET deu continuidade à sua série de webinars na tarde desta segunda-feira, 13 de abril.
Após abordar os temas TV 2.5 e satélites, o assunto desta semana é 2020: o ano da ascensão do OTT inteligente, dividido em duas partes.
Neste primeiro encontro da semana, Salustiano Fagundes, membro do Conselho Deliberativo da SET, foi o moderador. Os palestrantes convidados foram Fabio Souza (Synamedia-Latam), Jurandir Pitsch (SES), Chris Mueller (Bitmovin) e Nadine Kerfatz (Reality Software).
Souza apresentou as vantagens da utilização da automação e do machine learning para garantir uma experiência agradável ao usuário, devido à otimização do processo de entrega de vídeo:
Economizar largura de banda e armazenamento, sem sacrificar a qualidade de vídeo e da experiência;
Antecipar diferentes alterações na qualidade do vídeo entre dois canais semelhantes (transmissão esportiva);
Otimizar automaticamente a linha de canais de milhares de perfis ABR com o menor esforço operacional possível;
Garantir sempre o melhor equilíbrio entre economia de largura de banda e qualidade de imagem.
Pitsch foi o segundo a se apresentar e destacou as competências necessária para uma empresa distribuidora de conteúdo.
“Para entregar um sinal de vídeo de qualidade ao usuário final, é necessário agregar o conteúdo, processá-lo, criptografá-lo (segurança) para depois distribuí-lo”, afirmou.
O executivo da SES também apresentou dados sobre a Subscrição de Video On Demand S-VoD) no Brasil para os próximos cinco anos.

Créditos da Imagem: Apresentação Jurandir Pitsch
A segunda parte do webinar foi reservada aos palestrantes internacionais.
Mueller fez sua palestra primeiro e falou das tendências tecnológicas em vídeo. Ele destacou três para o ano de 2020:
Aumentar a satisfação dos clientes, superando as expectativas em relação à qualidade do vídeo;
Obter ativos, produtos e serviços para comercializar mais rapidamente e com mais eficiência;
Controlar custos, atenuar riscos e gerenciar melhor a complexidade da distribuição e produção.
Nadine Kerfatz encerrou o webinar explicando como tornar o produto OTT minimamente viável para a empresa interessada em lançar uma plataforma de streaming.
Para atingir tal objetivo, a empresária destacou a necessidade de conhecer o seu público.
‘Um dos termômetros”, segundo Kerfatz, “é usar as redes sociais para saber o que seu público gosta e quer consumir. Aliado a isso, é importante coletar dados sobre os hábitos de consumo na plataforma tais como o quê e por quanto tempo as pessoas consomem determinado conteúdo.
Para garantir a eficiência do streaming, Kerfatz recomenda utilizar serviços em nuvem, pois não diminuem algumas despesas operacionais e costumam ser customizados às necessidades da operação.
“Não existe uma fórmula correta. Por isso, é preciso testar e aprender o que melhor atende a sua demanda, observando os dados na exibição”, reforçou.