Entrevista com Marco Antonio Melo, CEO e Diretor Comercial da Showcase

Showcase, uma empresa guiada por inovações tecnológicas, tem uma forte presença no mercado brasileiro e em outros países da América Latina. Nesse entrevista, Marco Antonio Melo, CEO e Diretor Comercial da empresa, comenta sobre os produtos e serviços, e destaca alguns cases de sucesso.

 

SET: Para iniciar, poderia nos passar um breve histórico da Showcase? Que mercados atende?

Marco Antonio Melo: Desde 2010, a ShowCase desenvolve soluções completas para produção, distribuição e transmissão de conteúdos audiovisuais, presentes em centenas de canais no Brasil e América Latina.

As tecnologias da ShowCase simplificam a implantação de novos canais e a multiprogramação, além de sistemas de Ingest, Jornalismo, MAM, Streaming, Playout, Acessibilidade, Remultiplexação, Controle de Redes de Transmissão, Monitoração e Auditoria em Emissoras de Televisão, Serviços de OTT, VoD e Streaming, Produções e Eventos.

Milhares de horas são produzidas e transmitidas todos os meses com acessibilidade por Closed Caption, Audiodescrição e Libras, graças aos profissionais especializados e aos recursos de inteligência artificial desenvolvidos pela ShowCase.

 

SET: Qual solução a Showcase tem para dinamizar o fluxo de conteúdo de uma emissora de TV?

MAM: Todas as soluções da  ShowCase são pensadas para acelerar os fluxos de produção, distribuição e transmissão. Entre os exemplos estão o sistema de MAM, Ingest e Newsroom ShowBrowser, o playout na nuvem ShowPlay, o comutador digital de programação SPLICER, o remultiplexador inteligente ShowCase IFN 100 e o conversor ASI-IP SHOWCASE AIP.

O ShowBrowser, por exemplo, acelera a áreas de produção, jornalismo, MAM, CEDOC e comercial, com fluxos de trabalho automatizados. Ingest, conversão, catalogação, pesquisa, produção remota, edição colaborativa e muito mais estão presentes numa solução poderosa.

Aliado ao processamento na nuvem, o ShowBrowser assegura alta performance e escalabilidade com economia, para atender emissoras, canais pagos, serviços online e produtoras de todos os tamanhos.

Os usuários podem pesquisar e acessar imagens brutas ou finalizadas no ShowBrowser, sem sair da estação de trabalho ou smartphone. Além das interfaces para pautas, apurações, reportagens, laudas, espelhos e relatórios, estão disponíveis integrações com os principais sistemas de edição do mercado.

Já o ShowPlay é a solução de playout ponta a ponta, baseada na nuvem e definida por software, que revoluciona a distribuição de mídia. O ShowPlay permite colocar um novo canal no ar em tempo recorde. Com alguns cliques, ele cria os fluxos desejados, utilizando apenas os recursos necessários. Tudo é comandado pela interface WEB da SHOWCASE, integrada à infraestrutura de computação em nuvem da AWS, sem limites de expansão.

No ShowPlay, a comunicação e o processamento de conteúdos são feitos nas redes e datacenters redundantes de altíssima disponibilidade da AWS. Virtualização é chave desta solução desejada por tantos anos pelos gestores de canais e redes de televisão. O ShowPlay gerencia e executa com extrema eficiência as playlists, acessando os arquivos armazenados em sistema de MAM ou fluxos contínuos de mídia e direcionando-os para a etapa final de distribuição.

Essa nova solução da SHOWCASE favorece a logística de instalação para entregar fluxos de mídia, para qualquer destino e em qualquer formato, através de uma rede IP redundante, simplificando a coordenação de exibição em diferentes localidades e plataformas.

Temos também um comutador digital de programação: o SPLICER.

Versátil, o SPLICER é a solução ponta a ponta da ShowCase para simplificar a multiprogramação, o controle e a distribuição em emissoras afiliadas e repetidoras.

Com agilidade sem igual, o SPLICER envia comandos remotos para alternar as fontes de sinais na etapa final de transmissão. Ao identificar os metadados embarcados no PIDs, ele comuta com precisão entre um sinal de satélite e outro enviado por IP ou micro-ondas, por exemplo.

Toda supervisão é remota e a central técnica comanda a operação de qualquer ponto da rede. Isso facilita a exibição de conteúdos segmentados, publicidade local, programação regional e múltiplas programações em um mesmo canal.

Além de ser 100% compatível com o padrão brasileiro de TV digital, o SPLICER mantém a acessibilidade por legendas ocultas (Closed Caption) em toda cadeia de distribuição.

Sucesso de vendas há mais de 10 anos, o IFN 100 garante a implantação de canais digitais de televisão no padrão ISDB-T, com todos os serviços integrados. Permite configurar a Multiprogramação, combinando duas ou mais programações em um canal de 6 MHz. Está baseado em uma arquitetura de 64-bits, com redundância dos dispositivos de alimentação, ventilação e armazenagem, reforçando a confiabilidade na operação das emissoras.

O SHOWCASE AIP proporciona uma integração inteligente de redes de distribuição e contribuição, com transmissões unicast e multicast, utilizando um módulo de conversão bidirecional DVB-ASI/IP. A solução converte e encapsula sinais ASI-IP/IP-ASI nas pontas das redes SFN, garantindo sincronia e proteção contra interferências. As aplicações do SHOWCASE AIP incluem a conexão entre headends, envios de sinal para afiliadas e estações repetidoras, comunicação entre emissoras, up links e links digitais para contribuição a partir de pontos remotos.

 

SET: Pode citar um case como exemplo?

MAM: A TV Evangelizar ganhou velocidade para realizar multiprogramação através de canais secundários de televisão aberta, combinando as soluções baseadas na nuvem ShowBrowser e ShowPlay, da SHOWCASE. A implantação simplificou a geração de dois ou mais canais em todo o país, utilizando os recursos do padrão brasileiro de televisão digital (ISDB-Tb). As tecnologias ainda permitirão coordenar múltiplas transmissões para as redes sociais, ao mesmo tempo.

Para garantir o fluxo de conteúdos nas diferentes programações, o ShowBrowser integrará as etapas de aquisição de conteúdos (ingest), arquivamento, pesquisa, edição e produção, de maneira robusta e escalonável, dentro da arquitetura da Amazon Web Services (AWS).

O ShowBrowser traz o poder da simplicidade presente em cada produto que desenvolvemos. Através de uma interface intuitiva, ele beneficia as áreas de Produção, Jornalismo e Comercial, automatizando os processos essenciais da operação. Com a nuvem da Amazon Web Services, o ShowBrowser assegura a performance e a escalabilidade necessárias para atender as demandas da TV Evangelizar.

A fluidez do novo fluxo de trabalho é completada pela integração ao SHOWCASE ShowPlay, solução de playout ponta a ponta, baseada na nuvem e definida por software, que revolucionou a distribuição de mídia. Também hospedado na nuvem da AWS, o ShowPlay organiza a programação, com listas de exibição que podem ser configuradas para diferentes canais e plataformas de distribuição.

A TV Evangelizar passará a gerenciar com eficiência e de qualquer lugar as suas playlists, acessando os arquivos armazenados no MAM do ShowBrowser ou eventos ao vivo, para direcioná-los à etapa final de distribuição. Através de uma rede IP redundante, o ShowPlay poderá enviar fluxos de mídia para pontos de  uma rede broadcast tradicional, com a mesma facilidade que gera streaming para canais no Facebook e YouTube, simultaneamente.

 

SET: A Showcase firmou parcerias neste período de pandemia para manter o fluxo de trabalho?

MAM: Desde o início da pandemia, a ShowCase simplificou o acesso aos conteúdos educacionais da Rede Século 21 com o ShowLive para combinar a programação ao vivo com streaming pelo Facebook e YouTube.

Para gerenciar a plataforma de EaD da emissora, foi usado o ShowBrowser, solução que simplifica o ingest, controle e distribuição. Ele é o núcleo da CDN criada para hospedar e enviar materiais para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), acessada pelo portal e por aplicativos.

O novo ecossistema acelerou o processo de distribuição de conteúdos multiplataforma da Rede Século 21 e beneficiou milhares de pessoas em todo o Brasil com o Ensino à Distância. A emissora investe nesta proposta há muitos anos e agora, com o suporte da AWS, conseguimos tornar as etapas mais fluidas e multiplicar o volume de acessos disponíveis.

A Rede Século 21 ainda selecionou as plataformas SPLICER e SHOWPLAY, da SHOWCASE, foram selecionadas pela Rede Século 21 para concretizar a iniciativa. Enquanto o SHOWPLAY gerencia a exibição, o SPLICER realiza o chaveamento automático entre a programação da emissora e os conteúdos.

 

SET: Os eventos online cresceram exponencialmente no último ano devido à necessidade de isolamento social. Questões sobre acessibilidade ganharam ainda mais espaço e importância para eventos online. Como a Showcase garante essa acessibilidade? Poderia dar um exemplo?

MAM: A ShowCase desenvolveu soluções específicas para o mercado de transmissões ao vivo e acessibilidade em 2020/21. São o Gerenciador de Streaming ShowLive e a solução de acessibilidade BobChime.

Para garantir a integração robusta e confiável entre diferentes plataformas, a ShowCase apresentou o ShowLive, a mais completa e compacta solução para levar a programação ao vivo das emissoras de televisão ao Facebook e YouTube. O ShowLive combina tecnologias de hardware, software e processamento na nuvem para fazer o streaming da programação integral ou parcial das emissoras nas redes sociais.

O ShowLive pode ser usado em qualquer região do país, sem depender de uma central de exibição, pois é capaz de receber os sinais direto do ar (ISDB-Tb), para então realizar a codificação e o streaming. Esta capacidade exclusiva do ShowLive dá enorme flexibilidade às estratégias comerciais e de programação das emissoras, que podem selecionar diferentes fontes e destinos.

Através uma interface de usuário com comandos intuitivos, é possível definir o início e término de cada transmissão. O ShowLive permite agendar múltiplas transmissões para serem assistidas diretamente nas redes sociais, nos portais ou nos aplicativos das emissoras, facilitando a gestão de todas as operações.

O ShowLive é compatível com os padrões de conectividade mais utilizados nas infraestruturas televisivas, podendo receber sinais de fontes ASI, HD-SDI, HDMI ou IP. Toda a coordenação pode ser feita remotamente, através da interface on-line.

O BobChime é a solução da ShowCase para uma comunicação sem barreiras, em qualquer plataforma. Realize eventos ao vivo e produção remota com TOTAL ACESSIBILIDADE.

Simples de configurar, ele integra a geração automática de Closed Captions e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em lives, videoconferências e até programas de TV.

Numa interface única e 100% na nuvem, o BobChime ainda envia as transmissões com acessibilidade para diferentes redes sociais, CDNs e servidores de mídia.

Simples e intuitivo, o BobChime traz todos os recursos para conferências, reuniões e treinamentos, além de conectar jornalistas e convidados aos programas de TV ao vivo num piscar de olhos.