
SET EXPO 2024: novo local e novos participantes
Editorial
O SET EXPO 2024 trouxe muitas novidades. Do evento em si, realizado em novo local – o Distrito Anhembi, em São Paulo – conferiu novos ares à feira e ao congresso, e encheu de expectativas seus tradicionais frequentadores, e todas elas amplamente correspondidas.
No mercado de Mídia e Entretenimento, as transformações são uma constante, e naturalmente ocorre um compartilhamento de tecnologias, produtos e soluções com atividades até então não tão próximas deste setor.
Em decorrência disso, não é de surpreender que o público jovem compôs uma parte representativa dos 21 mil visitantes dessa edição, e é gratificante perceber o brilho nos olhos de quem descobriu o SET EXPO como uma fonte de informações e conhecimento para as suas escolhas profissionais ligadas ao audiovisual.
Para os iniciantes no universo dos grandes eventos do setor de Mídia e Entretenimento, vale ressaltar que aqui, no País reconhecidamente referência em tecnologias nessa área, todos podem ter exatamente as mesmas experiências de outras feiras e congressos pelo mundo, como NAB Show e IBC.
Com a vantagem de conhecer de perto os aspectos locais, como por exemplo os estágios da implantação do padrão de TV Digital no Brasil, a TV 3.0, que em breve impactará toda a população.
O SET EXPO foi, aliás, o palco do lançamento oficial da marca DTV+ pelo Fórum SBTVD, e das primeiras demonstrações públicas do modelo que está sendo adotado em território brasileiro.
No congresso, a TV 3.0 também foi foco de vários painéis, todos conduzidos pelos profissionais que estão à frente desse complexo processo, e que agora ganha contornos concretos em muitas de suas instâncias.
No que diz respeito aos aspectos regulatórios, a presença de autoridades e órgãos oficiais no SET EXPO 2024, mostrou mais uma vez o prestígio e a importância do evento para o diálogo entre os Ministérios e Agências e o setor.
A abertura, realizada no suntuoso Teatro Celso Furtado, contou com discursos do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do Superintendente da Anatel, Vinícius Caram.
Outros temas da atualidade dominaram a área de exposições e o congresso: inteligência artificial, produção virtual, produção na nuvem, ESG, enfim, o presente e o futuro de quem trabalha ou tem interesse em conteúdo audiovisual, da criação ao consumo.
A SET agradece os expositores, patrocinadores, apoiadores, painelistas e, claro, todos os presentes no evento, feira e congresso, por ter feito do SET EXPO 2024 um grande sucesso. Temos a responsabilidade, e a missão, de continuar com a difusão dessas informações e continuar colaborando com o desenvolvimento do setor.
É para isso que, com muito orgulho e alegria, trabalhamos. E já se programem para o SET EXPO 2025, que ocorrerá de 18 a 21 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Boa Leitura!
Carlos Fini
Presidente da SET