Grupos de Trabalho da SET
Uma das tarefas essenciais da SET é divulgar conhecimento sobre a evolução das tecnologias e dos negócios do mercado de mídia e entretenimento.
Historicamente, a SET também contribui com a elaboração de políticas e normas técnicas que regulam o setor.
Para realizar essas atribuições, a SET elenca os assuntos de maior relevância que precisam ser acompanhados de perto em um dado momento e convida profissionais e empresas para organizarem Grupos de Trabalho sobre esses temas.
Os Grupos de Trabalho da SET são excelentes oportunidades para profissionais e empresas. São pontos de encontro onde é possível atualizar conhecimentos, contribuir com experiências e estudos de caso e produzir informação relevante que impacta o mercado.
Atualmente, a SET conta com seis grupos ativos, alguns deles históricos como é o caso do GT de Espectro. Com a coordenação de Ivan Miranda (RPC), recentemente o Grupo foi responsável por fornecer à Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações a base técnica que influenciou na redação final do Decreto 10.401.
O GT de TV 3.0, coordenado por Sérgio Santoro (RecordTV), busca sensibilizar os profissionais sobre as tecnologias que estão mudando os modelos de negócios da televisão aberta, tais como o HDR, o áudio imersivo e a integração entre o broadcast e o broadband. Nos últimos meses, o GT produziu inúmeros artigos e webinars.
José Antônio Garcia (SET) é o coordenador do GT de IP. O Grupo tem aprofundado conhecimentos sobre o tema a partir de estudos de padrões usados no transporte de sinais e seus impactos nas rotinas operacionais em emissoras de TV e rádio. Desde 2018, o GT vem realizando inúmeros webinars sobre o assunto.
No mês passado, a SET anunciou a formação do GT de Compartilhamento de Infraestrutura, que tem a coordenação de Camilla Cintra e Francisco Peres (Globo).
O GT tem a missão de produzir orientações que auxiliem na digitalização de cerca de quatro mil municípios brasileiros que terão seu sinal de TV analógico desligado até 2023.
O GT de Rádio conta com a dupla coordenação de Eduardo Cappia (EMC) e Marco Túlio Nascimento (ZyDigital) e iniciou suas atividades este ano com um webinar de muito sucesso com participação da Anatel. Entre outros assuntos, o Grupo discute a evolução das tecnologias e dos modelos de negócios do rádio digital e assuntos regulatórios como a migração da faixa AM para a FM.
Coordenado por Hugo Nascimento (AD Digital), o GT da Indústria 4.0 acompanha os avanços e os impactos das tecnologias disruptivas, – Inteligência Artificial, Blockchain, Realidade Virtual e Aumentada, etc. -, aplicadas ao setor de mídia e entretenimento. O GT tem promovido webinars com especialistas e reuniões periódicas.
Para participar de um GT da SET é muito simples: basta ter afinidade e interesse profissional por um dos temas e ser associado da entidade. A exceção é o GT de Espectro, que é especial. Neste caso, são as emissoras de TV que indicam representantes para participar do grupo.
Os materiais produzidos pelos GTs, como webinars e artigos, são hospedados no site da SET para consulta. Alguns arquivos são abertos para toda a comunidade. Outros são de acesso exclusivo aos associados.
Se você se interessou, junte-se a nós e participe.
Manifeste o seu interesse em ingressar em um dos GTs ou de se associar à SET enviando um e-mail para comunicacao@set.org.br e receba instruções. Você também pode visitar as páginas dos Grupos e obter informações sobre a SET no site: www.set.org.br.
Saudações e boa leitura,
Carlos Fini
Presidente da SET