
Grabyo anuncia produção e distribuição de vídeo ao vivo nativa em nuvem
Lançamentos e novidades da NAB 2022
Empresa britânica demonstra, no Las Vegas Convention Center, novas atualizações para suas ferramentas de produção ao vivo, live clipping e distribuição de vídeo. Agora a Grabyo tem uma nova interface de mixagem de áudio, que foi adicionada ao PCR (Production Control Room) e Multiviewer para oferecer espaços de trabalho virtuais dedicados para equipes de produção ao vivo. Seu mixer de áudio é uma maneira familiar, mas nova, de mixar áudio para shows ao vivo em uma web browser.
Outra atualização é o posicionamento interativo e o recorte de fontes ao vivo. Este é um recurso que “o usuário só encontraria em software local, para uso local na sua máquina, pois a flexibilidade de criar cenas com arrastar e soltar em tempo real é tecnicamente difícil de fornecer. Grabyo agora oferece a capacidade de criar layouts e cenas personalizados de forma colaborativa, usando apenas um navegador da web”, explicou à reportagem Alex Santos, diretor de Media & Entertainment.
Em termos de contribuição remota, agora o aplicativo Producer Guest, ferramenta baseada em nuvem, permite que qualquer pessoa apareça em uma transmissão ao vivo usando seu smartphone, tablet ou laptop/PC sem a necessidade de baixar nenhum programa. Santos disse que “a equipe de produção simplesmente envia um link URL para o convidado, que então junta-se a uma sala virtual onde todos podem ver o programa e interagir com outros convidados”.
Para o live clipping e publishing, a Grabyo adicionou a capacidade de recortar clipes de streamings com múltiplas trilhas de áudio para pós-produção e gerenciamento de ativos. Também foi adicionada a capacidade de aplicar tags de metadados aos conteúdos para facilitar a sua organização e gerenciamento.
Ainda, destaque para a integração a plataforma de um lazy mic e um sistema de intercom, “o que facilita a intercomunicação das pessoas que estão no ar com a equipe de produção fora do ar, e se silenciem na transmissão sempre que necessário”. Finalmente, “a funcionalidade de gravação ISO, que permite gravar todas as suas fontes ao vivo de forma independente para correção, pós-produção e arquivamento”, explicou o executivo.
A Grabyo está no pod de parceiros da AWS, estande W3500.