Fraunhofer IIS expõe solução de áudio MPEG-H

Lançamentos e novidades da NAB 2022

O Instituto alemão demonstra, no Las Vegas Convention Center, os principais avanços do áudio MPEG-H, o padrão de áudio da próxima geração que está na fase 3 do Projeto da TV 3.0 que está sendo desenvolvido pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).
Segundo afirma o Fraunhofer IIS, o áudio MPEG-H permite gerar um som personalizado e imersivo para transmissão e streaming. “No Brasil e na Coreia do Sul, o MPEG-H Audio está no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana e os serviços de streaming de música imersivos 360 Reality Audio da Sony são baseados em MPEG-H Audio. As faixas de música imersivas, disponíveis em provedores como Amazon Music Unlimited, Tidal, Deezer, nugs.net e Sony Select, podem ser apreciadas em dispositivos móveis (com fones de ouvido), barras de som, AVRs, alto-falantes inteligentes e no carro”.
Outra das soluções apresentadas será o padrão SMPTE ST 2110-41 com o formato de metadados SADM e “como o Fraunhofer Cingo pode tornar possível desfrutar de som imersivo em todos os dispositivos móveis. O áudio MPEG-H também causa impacto na forma como sentimos a música: agora é possível personalizar sua experiência com o aplicativo mH-ii”, afirma o Fraunhofer IIS em comunicado.
Por outro lado, upgrades dos codecs LC3/LC3plus e xHE-AAC também “estão melhorando a qualidade de áudio em seus respectivos campos. A Netflix escolheu o xHE-AAC para streaming AV adaptável, pois fornece volume MPEG-D DRC e ajuste de faixa dinâmica, bem como máxima eficiência de codificação. É também o codec de áudio padrão para o sistema de rádio digital DRM. O LC3/LC3plus aborda as desvantagens das atuais plataformas de comunicação sem fio e garante áudio de alta qualidade em plataformas de comunicação sem fio, como terminais Bluetooth, DECT e VoIP”.

O Fraunhofer IIS está no estande C3926.