Empresas demonstram MPEG-5 LCEVC com produções brasileiras

Demos incluem os últimos ensaios com a Globo para a Copa do Mundo e o Carnaval do Brasil nos testes realizados com transmissões de TV 2.5, como noticias na edição n.207 da revista da SET. Assim, na NAB a V-Nova demonstra como a utilização do MPEG-5 LCEVC pode trazer “benefícios para a distribuição de vídeo de alta qualidade enquanto reduz os custos de entrega”.
Segundo as empresas, para aplicativos de streaming de vídeo, a capacidade de adicionar MPEG-5 LCEVC no nível do player será demonstrada com integrações de LCEVC já disponíveis para projetos como Shaka Player, ExoPlayer e FFmpeg. O LCEVC também será executado no nível do driver em chipsets de vídeo usados em decodificadores e TVs, “demonstrando a capacidade de implantar rapidamente a tecnologia também para visualização em tela grande. A disponibilidade de IP de silício de pequena área de cobertura também será apresentada”.
Uma das principais demonstrações simulará os testes de LCVEC que a Globo realizou durante a Copa do Mundo no final de 2022 e durante o Carnaval 2023. “Eles mostraram a capacidade de transportar uma camada aprimorada de 10 bits de alta faixa dinâmica (HDR) no topo de um canal SDR para receptores habilitados, bem como o primeiro teste de ponta a ponta sobre streaming DASH de um vídeo VVC aprimorado por LCEVC”, explicam as empresas em comunicado.
A demonstrações de conteúdo aprimorado por LCEVC serão exibidas em TVs, aplicativos móveis, navegadores da web e novos aplicativos XR, todos desenvolvidos por vários fornecedores de soluções importantes, incluindo Allegro, AMD, Amlogic, Ateme, Harmonic, Intel, MainConcept, NETINT Technologies , NVIDIA, PresenZ, RealTek, RedpillVR, Steinwurf, THEOplayer, Videon e V-Nova.