
Empresas chinesas participam do SET EXPO 2017
SET Expo
Fotoreportagem
De olho no mercado latino-americano, companhias marcaram presença na maior feira de broadcast e novas mídias do hemisfério Sul. Saiba quem são e o que esperam os players chineses nesta fotorreportagem especial da Revista da SET
fotos: Gabriel Cortez e Fernando Moura
A Pulierde – empresa com cerca de 100 funcionários sediada em Shenzhen, a quarta cidade mais populosa e economicamente desenvolvida da China – oferece soluções de smart TV box, chrome cast e microfones com caixa de som bluetooth ao mercado. A companhia esteve no SET EXPO pela primeira vez em 2017, em busca de parceiros e novos negócios no Brasil e na América Latina. “Queremos observar como o mercado brasileiro vai receber os nossos produtos. Viemos para o SET EXPO para saber como vai ser essa receptividade e procuramos um representante para fazer a importação das nossas soluções”, afirmou Wang Wei, gerente da companhia, em entrevista à Revista da SET.
Em sua terceira participação no SET EXPO, a Shenzhen GoldenStar – também sediada na Zona Econômica Especial chinesa de mais de 11 milhões de habitantes – exibiu as suas soluções para set-top-boxes ISDBT e DVB-S2, além de smart TV boxes para Android com Quad-core de 64 bits. “O Brasil é um mercado muito grande. Estamos aqui para checar as possibilidades do mercado”, frisou Mike Tang (de branco nas fotos), diretor da ShenZhen Golden Star
- “O Brasil é um mercado interessante para nossas vendas, por ser um país amplo”, afirmou Lancy Ouyang, diretora de vendas da Winstar na América do Sul. Com escritório no Paraguai e fábrica na China em Shenzhen, a companhia produz receptores digitais DVB-S2, ISDB-T e ATSC, smart TV boxes e cabos HDMI
- “Nós queremos vender os nossos produtos no Brasil para as operadoras de telecomunicações, como a Vivo, a TIM e a Claro. O SET EXPO é mais voltado para o broadcast, ainda assim, está sendo uma oportunidade interessante para nós em virtude da não realização da feira da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura)”, explicou Jason Bai, representante da CastPal, empresa fabricante de set-top-boxes sediada em Beijing e atualmente com 300 funcionários
- A Telikou, empresa sediada em Beijing, oferece sistemas de intercom wireless full duplex e sistemas IFB, sistemas intercom de fibra ótica, audio monitors, audio mixers, cabos, teleprompters e iluminação para estúdio. A Seegma distribui os produtos da companhia no Brasil. “Fechamos com eles em nosso primeiro ano no SET EXPO”, destacou Elliot Xu, gerente de vendas da Telikou, em entrevista à Revista da SET
- “O mercado brasileiro nos traz excelentes oportunidades de negócios. A gente vem ao SET EXPO já há dois anos para que a indústria nos conheça e, sobretudo, porque queremos expandir a nossa atuação para a América Latina”, acrescentou Xu
- “A nossa produção anual de set-top-boxes chega a 20 milhões de unidades, 15 milhões de LNBFs e quatro milhões de antenas Dish”, ressaltou Liu Yubin, em entrevista à Revista da SET
- “Temos poucos clientes na América Latina que oferecem os nossos produtos e, pelo potencial do mercado, acreditamos que seja importante expandirmos a nossa atuação por aqui”, afirmou Jack Dong, gerente geral da New Glee, fabricante de set-top-boxes e soluções de IPTV e OTT, também sediada em Shenzhen, no Sul da China
- A Coship atua no mercado brasileiro fornecendo soluções de set-top-box e OTT set-top-box para operadoras de telecomunicações como a Embratel e a Claro. “Nós fornecemos todos os tipos de soluções, desde o head-end até a entrega do produto final”, destacou Ryan Xu, representante da companhia. A Coship possui fábricas em Shenzhen e Nantong, as quais empregam mais de mil funcionários e 500 profissionais de pesquisa e desenvolvimento (R&D). “Estamos há dezenove anos no mercado e, atualmente, possuímos uma capacidade fabril de 20 milhões de unidades por ano”, acrescentou Xu (à direita na foto)
- “A América do Sul é um mercado novo para nós”, destacou Sabrina Shek, gerente de vendas da ST Video, fabricante de gruas de câmera, baterias e video links wireless sediada em Shenzhen
- Em 2017, a empresa chegou ao seu terceiro ano expondo no SET EXPO. “Já vendemos aproximadamente 20 mil dólares em produtos aqui”, acrescentou Sabrina, em entrevista à Revista da SET no terceiro dia da feira, enquanto fechava uma venda para a operadora de telecomunicações carioca Yipi Telecom
- “Compramos um spider doly e um soft track”, explicou Ricardo Carvalho, representante da Yipi Telecom (no centro, de preto)