TV Digital: como garantir a manutenção de retransmissoras mesmo nos menores municípios?

Garantir a TV digital nos municípios menores foi tema no Congresso SET Expo 2023

Para encerrar o terceiro dia do Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET EXPO, foi realizado um debate sobre compartilhamento e manutenção de infraestrutura. Em síntese, considerando que o país deve chegar, este ano, a 1.500 retransmissoras instaladas a partir do Programa Digitaliza Brasil, fica a dúvida: como se dará a sustentação dessas estações e a divisão de responsabilidades?

Coube a Gunnar Bedicks, CTO do Seja Digital, apresentar um panorama do Programa, que acelerou o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica no Brasil. A TV Digital, vale lembrar, além de proporcionar qualidade de som e imagem superior, permite a recepção em dispositivos móveis, como celulares, e a interatividade. “Uma vez ativada, a estação é transferida à prefeitura. Ela que assume a responsabilidade pela gestão, proteção, conexão e manutenção de todos os equipamentos”, explicou Bedicks.

Luis Renato Giffoni, coordenador de processo de administração de planos básicos de radiodifusão da Anatel, destacou que o Programa Digitaliza Brasil sempre teve um propósito social, pois, sem ele, muitos dos municípios mais pobres sofreriam uma espécie de “apagão” com o fim do sinal analógico. Já João Paulo Ribeiro, gerente geral da Hitachi Kokusai Linear, destacou a criação de equipes especializadas locais para auxiliar as prefeituras na manutenção dos sites, enquanto Sérgio Martines, diretor executivo da SM Facilities, comentou como se deu sua instalação, econômica, mesmo em cidades afastadas de grandes centros.

Pelo lado das emissoras, Wagner de Sousa Bastos, gerente de planejamento de radiodifusão da EBC, e Carlos Eduardo Neiva Melo, supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV – Câmara dos Deputados, falaram das dificuldades que as prefeituras enfrentam para dar continuidade à manutenção dos sites e, por isso, elegeram como possível solução parcerias público-privadas. Já Tiago Facchin, gerente de telecom da Globo, ressaltou que para a empresa um célere conserto de eventual falha de transmissão é fundamental, pois ficar uma semana fora do ar, por exemplo, mesmo em cidades pequenas, não é aceitável.