Produção virtual no cinema e na TV é tema de palestra no congresso da SET EXPO

Nos últimos anos, vem acontecendo uma evolução impactante na produção virtual, abrindo novos caminhos e ampliando horizontes a partir da engine de jogos Unreal. Para falar dessa transformação profunda que o entretenimento e a produção de mídia estão passando a partir dessa tecnologia, a palestra “O Realismo e a Aplicação da Unreal na Produção Virtual” reuniu no congresso SET Expo agentes importantes do setor.

Com moderação de André Dias Arnaut, especialista de produção virtual e Motion Graphics na Legado Tecnologia, integraram o painel Eduardo Lopes, diretor de tecnologia da Rede Amazônica, Henrique Andrade, instrutor autorizado de Unreal Engine e sócio na Beginplay, Karlos Rabello, gerente de vendas para América Latina e Caribe, e Wilson Oliveira de Almeida, coordenador do GT de TV 3.0 na SET.

Henrique Andrade, instrutor autorizado de Unreal Engine e sócio na Beginplay, apresentou os conceitos da Pixomondo, empresa internacional de efeitos visuais responsável por produções como Star Trek, um exemplo de como fazer produções sem tanta “parafernalha”, integrando o real com o virtual.

“Muitas cenas se resolviam com uma questão artística, com uma técnica artística, e não necessariamente utilizando um recurso muito avançado. Isso trazia para eles uma vantagem muito grande, porque evitava problemas durante a produção virtual. Outro conceito que eles utilizam é sempre adaptar a ferramenta à arte, e nunca a arte à ferramenta. Primeiro eles imaginam aquilo que seria o fantástico, o mais incrível que eles poderiam entregar, e depois vão atrás da ferramenta para dar a solução. isso fez com que as suas produções ganhassem Oscar”, explica Andrade.

Karlos Rabello, gerente de vendas para América Latina e Caribe, e Wilson Oliveira de Almeida, Coordenador do GT de TV 3.0 da SET, levaram para o painel questões técnicas de LED, telas e outras tecnologias que auxiliam na criação de efeitos visuais. Já Eduardo Lopes, diretor de tecnologia da Rede Amazônica, mostrou como os efeitos visuais foram inseridos no jornalismo, garantindo que o projeto não demanda grandes investimentos.