Produção de conteúdo “All in One”: da concepção à renderização

No painel moderado pelo diretor geral da TVE RS, Caio Klein, foram apresentadas diversas tecnologias e cases  “All in One”  na produção de conteúdo. As soluções vão desde a produção propriamente dita, passando por cenografia virtual e até inovações com master integrado. As soluções tecnológicas “All in One” não são novidade, porém estão, cada vez mais, agregando novas aplicações e funcionalidades (software based), permitindo que sejam utilizadas por um número cada vez maior de emissoras pelo mundo, com um custo-benefício imbatível.

Diretor de produção virtual da On + Av, Nelson Maluf apresentou um panorama do ecossistema de hardware, software e serviços voltados para produções audiovisuais, incluindo shows, filmes e transmissões de TV. A empresa atua em diversas áreas, como desenvolvimento de software, fabricação de hardware, serviços de interatividade e projeção imersiva. Utilizando tecnologias avançadas, como visualização 3D e controle centralizado de conteúdo, conseguem pré-visualizar e gerenciar projetos complexos, escalando servidores para renderização em tempo real. 

Em seguida, Magnus Moreira, especialista técnico na Vídeo Systems, abordou a criação de um sistema integrado para produções audiovisuais ao vivo na Europa, utilizando um mesmo IP para unificar diversos equipamentos e formatos. “O projeto combina décadas de experiência em tecnologia de transmissão, virtualizando funções tradicionais de hardware em software, permitindo transições rápidas e eficientes entre diferentes tipos de produções”, sintetizou Magnus, citando como exemplos a cobertura de reality shows e grandes eventos esportivos, com operações centralizadas via browser e suporte para produções remotas. 

Leonardo Leitão, Key Account Manager da Vizrt, descreveu a evolução e simplificação de tecnologias na produção audiovisual, destacando como sistemas modernos permitem a criação de produções de alta qualidade com menos recursos e pessoal. Com soluções como o TriCaster, é possível realizar transmissões com menos pessoas e equipamentos, utilizando tanto painéis físicos tradicionais quanto touchscreens. Além disso, há uma integração simplificada para ambientes virtuais e realidade aumentada, com pacotes de gráficos e ferramentas que facilitam o uso mesmo por pequenas empresas. A ideia central é democratizar o acesso a essas tecnologias, tornando-as mais acessíveis e fáceis de operar.

Já Eliésio Silva Júnior, diretor de vendas Brasil da Video Solutions Harmonic, abordou a evolução das soluções tecnológicas da empresa, conhecida por integrar suas divisões de broadband, broadcast e nuvem, permitindo que as soluções sejam implementadas de forma híbrida. A  exposição destacou ainda a transição de sistemas isolados para soluções unificadas, facilitando a criação de fluxos de trabalho que combinam transmissões lineares e OTT, otimizando a comercialização e a gestão de conteúdos em ambiente digital.