
Fragmentação de plataformas estimula múltiplas inserções publicitárias; dados e otimização de métricas ganham destaque
O mundo da publicidade continua em plena evolução com a chegada da publicidade no ambiente de Streaming na TV Conectada e na TV 3.0. O painel “AdTech: Desafio e Perspectiva da Publicidade Integrada” levou para os participantes do Congresso SET Expo as possibilidades no mercado internacional, que podem servir de aprendizado para o mercado brasileiro quando o assunto é a busca do mercado digital para chegar no topo do funil de marketing.
O painel contou com a moderação de Marcelo Souza, conselheiro da SET e diretor AdTech da Globo, e a participação de Breno Barcelos, display & video 360 product lead do Google, Rafael Pallarés, vice-Presidente América Latina da Magnite, Jay Stevens, CCO da Permutive, e Bruno Moreli, gerente de Mídia de Performance da Globo.
A digitalização e telas inteligentes são dois grandes fenômenos atuais, principalmente sobre a perspectiva de vídeo. Breno Barcelos, destacou como isso tem impactado no processo de integração da publicidade, que pode ser “pulverizada” por diversas frentes de inserção de anúncios e afins.
“Temos desde players tradicionais se digitalizando, como começamos a ter plataformas que voltam para o modelo de vídeo. Spotify que é cada vez mais vídeo, LinkedIn virando vídeo, todo esse fenômeno de vídeos curtos, social. Mas sem dúvida a maior transformação dos últimos tempos é dentro do ambiente de TV. A digitalização gera uma pluralidade de conteúdos e plataformas, que hoje, basicamente, se você quer saber onde seu time vai jogar vai no Google pesquisar. O consumidor não faz mais distinção se vai assistir a TV conectada ou TV linear. Portanto, existe toda essa fragmentação para a publicidade explorar”, explica.
O ambiente de TV integrada precisa de tecnologias digitais para oferecer as melhores soluções. Rafael Pallarés, vice-presidente América Latina da Magnite afirma que são necessárias tecnologias robustas para realizar a entrega de campanhas, segmentação e métricas.
Métricas e dados são assuntos latentes quando se fala em publicidade e foram levantados por Jay Stevens, CCO na Permutive, e Bruno Moreli, gerente de Mídia de Performance na Globo. Medir o desempenho real das campanhas é uma forma de calcular o retorno sobre o investimento de ações na TV, além de outros KPIs importantes para justificar a inserção de recursos, principalmente em televisão, que sempre enfrenta desafios quando o assunto é avaliar impactos. De acordo com Souza, emissoras e publishers precisam usar a engenharia de dados para ajudar os anunciantes a atingirem os resultados.