
Especialistas mostram como fazer melhorar o uso da IA
O painel “Personalização de Conteúdo: Como a IA pode ser usada para recomendar conteúdos personalizados com base nos interesses do usuário”, abriu a tarde da Sala 3 do Congresso SET Expo. Com mediação de Roberta Luzio, group product manager da Globo, a discussão teve a participação de Fernando Castelani, cloud consulting account lead do Google Cloud; Paulo Sergio Rufino Henrique, head of delivery and operations na Spideo; e Nico de Paul, CEO e cofundador da empresa francesa Minders.
O painel explorou a aplicação da IA na personalização de conteúdo, destacando como algoritmos podem adaptar recomendações de acordo com os interesses dos usuários. Castelani apresentou diversas técnicas de análise de dados e aprendizado de máquina que identificam padrões de comportamento e preferências individuais, assim como casos de uso e exemplos de plataformas que utilizam IA para otimizar a experiência do usuário, aumentando o engajamento e a retenção.
Plataforma inovadora do Google, a Vortex otimiza o processamento e a análise de grandes volumes de dados em tempo real. Ela foi projetada para empresas que lidam com big data e usa uma arquitetura de processamento distribuído em nuvem, oferecendo escalabilidade e eficiência na manipulação de dados complexos. “Ao integrar ferramentas avançadas de machine learning e IA, facilita a análise preditiva e a geração de insights acionáveis. A capacidade de fornecer análises em tempo real é crucial para empresas que precisam tomar decisões rápidas com dados atualizados. A plataforma se integra com diversas fontes de dados, desde bancos tradicionais até fluxos de dados de dispositivos IoT, permitindo uma visão abrangente das operações e ajudando a identificar padrões e oportunidades de mercado”, destaca Castelani.
Já a empresa francesa Spideo, com sede em Paris, é especializada em personalização de conteúdo através de IA e enriquecimento semântico. A tecnologia baseia-se no enriquecimento semântico dos catálogos de conteúdo e na criação de impressões digitais semânticas únicas para cada usuário, usando tags detalhadas que são ajustadas em tempo real conforme o usuário interage com a plataforma.
A apresentação de Nico, cofundador da Minders, destacou a importância da personalização e experimentação no marketing digital e no engajamento de clientes. “Grandes empresas, como Netflix e HBO Max, utilizam IA para personalizar recomendações e melhorar a retenção”, disse. Encerrando sua fala, o executivo listou alguns números referentes a plataformas que utilizam esse tipo de ferramenta personalizada: 30% a mais de usuários; 50% a mais de visualizações; 70% dos consumidores dizem que a recomendação personalizada é uma característica importante; e, por último, um aumento de 80% na satisfação do cliente.