
Ciência de ponta: trabalhos de engenharia de telecomunicações são divulgados no SET Expo 2024
A SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) é a revista acadêmica internacional da SET. Revisada por especialistas e com submissão contínua de artigos, tem o objetivo de difundir o conhecimento mais atualizado da área. No último dia do SET Expo 2024, pesquisas selecionadas pela revista foram apresentadas ao público.
O Advanced Integrated Services Digital Broadcasting-Terrestrial (ISDB-T Avançado) é uma camada totalmente nova do sistema de transmissão digital terrestre. Durante sua fala, Kohei Kambara, Chefe da Divisão de Pesquisa de Sistemas de Transmissão Avançados da NHK | STRL, compartilhou funções aprimoradas do ISDB-T Avançado em relação ao padrão anterior. O sistema de transmissão de áudio é uma das funções aprimoradas. A partir dessa atualização, seria possível transmitir conteúdos de áudio em locais com pouco sinal, como em túneis.
Bo-mi Lim, pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações (ETRI) da Coreia do Sul, trouxe uma exposição sobre o padrão ATSC 3.0 para serviços de transmissão de próxima geração. O Advanced Television Systems Committee (ATSC) lançou esse padrão que suporta a tecnologia Multiple Input Multiple Output (MIMO), capaz de dobrar a capacidade do sistema de um canal RF. Hélio Akira Oyama, Diretor de Gestão de Produtos na Qualcomm, por sua vez, apresentou considerações sobre o 5G Broadcast. De acordo com ele, essa tecnologia é altamente flexível e pode coexistir com outras tecnologias legadas do rádio.
A TV 3.0 foi um tópico bastante abordado pelos congressistas. Adrian Murtaza, Gerente Sênior da Fraunhofer, focou nas características do áudio e como o seu caráter interativo pode ser usado na criação de anúncios personalizados. Uma das ferramentas da televisão 3.0 será o áudio imersivo, que permitirá isolar instrumentos num desfile de escola de samba no carnaval ou retirar os comentários do narrador de um jogo de futebol, por exemplo. Essa personalização do conteúdo por parte do espectador aponta para um horizonte de possibilidades para as propagandas, que passarão a ser mais caras devido ao nível de acurácia em relação aos interesses do consumidor.
O professor da Universidade de Brasília, Eduardo Peixoto, trouxe uma apresentação voltada à parte do vídeo da TV 3.0. Peixoto conduziu experimentos junto a sua equipe a fim de identificar um procedimento de avaliação subjetiva para determinação da taxa de bits de vídeos desse novo aparelho. Por fim, a respeito desse mesmo contexto, Marcelo Moreno, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora traçou um panorama sobre a questão da privacidade.
Esse novo paradigma de consumo televisivo cria um ambiente de dados altamente personalizados, que variam de hábitos de consumo a preferências baseadas em localização. Desse modo, é necessário que o gerenciamento de privacidade siga um protocolo para que os consumidores saibam quais dados estão compartilhando e com quais fins.