
As novas oportunidades na distribuição de conteúdo esportivo
Dando continuidade à programação do Congresso SET Expo, o painel “Estratégias de Campo: Como Direitos Esportivos Estão Redefinindo o Streaming e a TV” reuniu grandes nomes do mercado de mídia e esportes para discutir a transformação do cenário brasileiro em relação aos direitos de transmissão esportiva. Executivos de importantes players, como YouTube, Warner Bros. Discovery, Grupo Bandeirantes, LiveMode/CazéTV e da Federação Paulista de Futebol compartilharam suas visões sobre a evolução dos modelos de negócios e os desafios decorrentes da crescente fragmentação nos direitos de distribuição de conteúdos esportivos.
Felipe Aquilino, head de direitos de transmissão e sócio da LiveMode, trouxe à tona a questão da fragmentação não apenas como um desafio, mas como uma oportunidade para a inovação. Ele destacou que, com a dispersão dos direitos entre diferentes plataformas, especialmente emissoras de TV, a criatividade na promoção dos eventos esportivos torna-se crucial.
Aquilino também reforçou o trabalho que a CazéTV fez com os atletas brasileiros e o COB, citando o exemplo do fenômeno CazéTV, que adotou uma abordagem inovadora durante as Olimpíadas, criando o “Mutirão” – formato que permitiu aos fãs seguirem as páginas dos atletas através de seus perfis dedicados nas redes sociais. A estratégia gerou um grande engajamento para os atletas e para o COB, ampliando a visibilidade, o que pode mudar a vida de muitos deles, trazendo mais patrocínios. O impacto dessa ação para atletas brasileiros foi de mais de 10 milhões de novos seguidores em redes sociais.
“No mundo ideal, as plataformas deveriam trabalhar juntas para promover o conteúdo, como acontece com a NFL nos Estados Unidos, onde uma transmissão em um canal promove a próxima em outro. A promoção cruzada é fundamental. Quando um grupo entende que todos têm a ganhar, o mercado como um todo se fortalece”, acrescentou Aquilino. Ele revelou ainda que 80% do público da CazéTV tem menos de 44 anos e, surpreendentemente, 70% do conteúdo é acessado através de smart TVs
Victor Machado, head de esportes do YouTube Brasil, destacou que a fragmentação dos direitos esportivos está exigindo um aprendizado por parte da audiência. Segundo ele, com o tempo, os espectadores aprenderão a navegar entre diferentes plataformas para acompanhar seus times favoritos. “Depois de três anos, por exemplo, no Campeonato Paulista, as pessoas já sabem onde encontrar os jogos, seja na TV, no celular ou no tablet”, comentou. Ele também ressaltou a importância da promoção cruzada entre plataformas para facilitar esse processo, como acontece nos Estados Unidos.
Também participaram do painel Diego Vieira, head de esportes de Warner Bros. e Discovery; Denis Gavazzi, diretor de esportes do Grupo Bandeirantes; e Bernardo Itri, vice-presidente executivo de comunicação e marketing da Federação Paulista de Futebol. Bernardo acrescentou que a fragmentação traz tanto desafios quanto oportunidades. “A adaptação do mercado é inevitável, com empresas testando diferentes abordagens para encontrar o equilíbrio ideal entre custos e os benefícios na aquisição de direitos esportivos.”