
Aproveitamento de dados e valorização do setor são meios para aumentar a receita do rádio em meio a Era Digital
O digital é uma realidade relevante para a distribuição de conteúdo de rádio e TV, mas a rentabilidade ainda é um desafio para muitos agentes do setor em meio a tanta tecnologia. Esse ecossistema pode e deve ser uma forma de geração de novas receitas. Para falar sobre o tema, o SET Expo promoveu o painel “Digital como Fonte de novas Receitas para Veículos de Comunicação”, com especialistas que levaram suas experiências e visões de negócio para ajudar a melhorar a geração de receita.
O painel contou com a moderação Daniel Starck, diretor da tudoradio.com, e teve como painelistas Antônio Brito, diretor-geral do Grupo JBFM, Riadis Dornelles, CCO da Premium Ads, Thiago Fernandes, CEO da Nextdial, e Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan.
Antônio Brito, Diretor-Geral do Grupo JBFM, que é da nova geração do rádio, destacou a importância das parcerias para o aumento do share. “Estamos investindo bastante em marketing digital, trazendo audiência para as nossas plataformas de aplicativo, site, Alexa. Mas precisamos cada vez mais trabalhar com as agências, com os parceiros de mídia, com os agregadores para unir forças e tentar aumentar o nosso share atual de 4,5%. Nos Estados Unidos, por exemplo, o rádio detém 8% da verba publicitária anual. Precisamos melhorar isso e o streaming é uma maneira de fazer acontecer”, afirmou Brito.
Thiago Fernandes, CEO da Nextdial, destacou como ferramenta de rentabilidade a valorização do sistema de rádio. Fez agradecimentos a diversas iniciativas que destacam a potência do rádio em meio a tanta tecnologia. “A audiência é fragmentada e precisamos chegar às novas gerações, às escolas, para formar novos ouvintes e criar novos meios para as emissoras. Temos que manter o ouvinte no centro da jogada, oferecer conteúdo multiplataforma, usar dados com inteligência. Temos que surpreender o ouvinte”, disse Fernandes.