
A tendência e os desafios do conteúdo hiper-personalizado
Com mediação de Salustiano Fagundes, coordenador do grupo de trabalho da SET sobre OTT vídeo streaming, o painel “Conquistando a Tela Grande: Desafios e Soluções no Desenvolvimento para TVs Conectadas”, trouxe a contribuição de nomes como Paulo Seixas, coordenador técnico do time de visual display do SIDIA, e José Schulz, head de streaming digital e TV 3.0 do hub digital da Globo.
Durante uma hora, os especialistas discorreram sobre os principais aspectos do desenvolvimento de aplicativos para TVs conectadas, que se tornaram uma das principais formas de consumo de conteúdo por streaming. Foram discutidas as tendências mais recentes abordando desde as ferramentas de desenvolvimento (SDKs) até a compatibilidade e o desempenho em diferentes modelos de TV, com foco na criação de interfaces de usuário intuitivas e em uma navegação fluida, elementos essenciais para melhorar o engajamento e a satisfação dos usuários.
Janaína Tadeu, gerente de business strategy da TCL, falou longamente sobre o modelo de plataforma FAST Channels (Free Ad-Supported Television), ou canais de streaming gratuitos que oferecem conteúdo audiovisual suportado por anúncios, o que permite movimentar uma indústria de produção de conteúdo específico para o formato. “Falando de gênero FAST de produção e oferta de conteúdo, a gente tem sempre uma predominância de canais de entretenimento, filmes e séries de TV”, exemplificou.
O executivo da Claro TV+, Guilhermo Reis, falou sobre UX, que estuda a experiência do usuário, ferramenta mais do que útil para atrair espectadores de vídeos online numa época de tanta oferta que o tempo médio de escolha de uma atração no Netflix é de 18 minutos. “Esse trabalho precisa ser apoiado numa parte de recomendação personalizada e recomendação automatizada. Para isso, temos os nossos algoritmos 3D, Excel e tudo mais.”
Gabriel Mendes, líder de soluções de engenharia na Synamedia, falou como as métricas de qualidade podem ser decisivas para o engajamento de um vídeo. “A principal tendência é a personalização, a diversificação de conteúdo e a disponibilidade. A IA não só contribui com as métricas daquele conteúdo, como se torna parte fundamental desde a concepção até a transmissão daquele material”, explicou o executivo.
Os participantes do painel ainda falaram sobre a integração de funções interativas e publicidade dentro desses aplicativos, explicando como esses recursos podem melhorar a experiência do usuário e abrir novas oportunidades de receita. Além disso, foram discutidos pontos críticos de segurança e privacidade, com dicas sobre como proteger os dados dos usuários e garantir uma experiência segura.