|
Rádio |
Sala 1
O Futuro do Rádio está nas Redes?
O aumento de número de afiliados às redes de Rádio tem sido um fenômeno em alta expansão nos últimos anos.
A migração do Rádio AM para o FM e as Redes de Radio da Amazônia, com a preservação do conteúdo local, abriram possibilidades nas grifes das redes.
Qualidade, conteúdo jornalístico nacional e local, além da otimização publicitária, favorecem seu crescimento.
Venham conhecer mais de perto o assunto com os executivos das redes no painel moderado por Daniel Starck.
Moderador: Eduardo Cappia, Conselheiro da SET e Diretor EMC
JOSE EDUARDO MARTI CAPPIA – Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Especialista em sistemas irradiantes FM, mensuração e cobertura.
Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991
EMC – empresa distinguida para implantação de testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte, em parceria com o Ministério das Comunicações. Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte, com foco nas estações de baixa potência. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras digitais em primeiros canais adjacentes FM.
Implantação em 2014 da estação de testes, cientifica e experimental em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo com o apoio da AESP- ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RADIO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO, onde atua como líder do Comitê Técnico desde 2011 tendo sido renovado em sua atuação até 2023.
Diretoria / Conselho SET – SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO – desde 2011.
Autor artigos em colunas e sites de divulgação do setor e de trabalhos temáticos sobre eficiência espectral, com apoio de mensuração de diagramas de antenas irradiantes e seus ganhos efetivos.
Participação ativa em Grupos Regulatórios e Discussão de Normatização do Setor, com atuação no processo de Migração do Radio AM para o FM desde 2009, (MCTIC e Anatel (Mosaico)).
Co-moderador: Daniel Starck - Diretor - tudoradio.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimentos na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.
Palestrante: Carlos Aros - Diretor de Conteúdo Rede Jovem Pan News
Diretor de Conteúdo da Rede Jovem Pan News, jornalista especializado em Tecnologia e Inovação, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil.
Palestrante: Luiz Benite - Diretor Geral na Rede Massa FM
Publicitário com pós em Marketing.Criou o modelo de expansão da Rede Massa FM, segunda maior rede de Rádios do Brasil e líder em diversos mercados.
Criou e expandiu formatos de Redes de Rádio como a Rede Transamérica Hits.Foi Diretor da Rede Band FM Santa Catarina e Top FM São Paulo
Palestrante: Jean Pierre Zanetti Vandresen - Gerente Técnico no Grupo Bandeirantes de Comunicação
Com visão sistêmica, dinâmica, gestão de projetos, processos e execução, na busca das melhores soluções com qualidade e resultados para a companhia. Desenvolvimento de OPEX e CAPEX das operações. Formação na área técnica, engenharia e certificações em redes (TI), com foco em áudio e sistemas IP em emissoras de rádio e televisão. Nos últimos 21 anos, estando a frente de duas grandes redes de rádios, como Grupo RBS e Grupo Bandeirantes, liderando equipes das área de engenharia e operações internas e externas, desenvolvendo projetos e soluções junto a fabricantes e fornecedores, com destaque aos estúdios e central técnica da Rádio Gaúcha e AoIP no Grupo Bandeirantes, além de planejamento e execução de eventos nacionais de todos os portes e eventos internacionais (4 Copas do Mundo, 3 Olimpíadas, 3 Copas América, Champions League, Mundial de Clubes, Panamericano, F1) entre outros eventos esportivos, entretenimento ou de jornalismo.
|
|
Conectividade |
Sala 2
Desafios da Implantação da TVRO em Banda Ku
Para mitigar a potencial interferência do sinal da tecnologia celular 5G na faixa Banda C, foi criado um programa de migração das recepções domésticas de parabólicas da Banda C para a Banda Ku, sendo parte desta migração suportada com recursos do leilão 5G. Considerando principalmente os prazos definidos no cronograma da entrada do 5G, este programa tem um grande desafio técnico e operacional no uplink do sinal TVRO num novo sistema de transmissão MCPC (Multiple Channels per Carrier) em Banda Ku, o desafio da especificação, compra, fabricação, fornecimento, e instalação de um kit de receptores pra famílias que integram os programas sociais do governo federal (CadÚnico), e ainda o desafio na adaptação dos softwares da base receptores domésticos legada mas com capacidade de migração de banda junto com os modelos novos.
Com o foco tecnológico, vamos entender os detalhes desse programa com representantes da EMBRATEL/CLARO, da EAF – Entidade Administradora da Faixa de 3,5GHz criada para administrar esse processo e que atende pela marca Siga Antenado – e da participação de um fabricante da indústria de Receptores Domésticos .
Moderador: Claudio Borgo – Diretor Engenharia de Vídeo - Claro
Palestrante: Guilherme Saraiva - Diretor Comercial - Embratel
Guilherme Saraiva é diretor comercial para os segmentos de Mídia e Satélite na EMBRATEL, onde apoia clientes no desenvolvimento de seus negócios nos mundos físico e digital. No grupo Globo atuou como CTO do Telecine, onde lançou a plataforma de streaming do Telecine Play. Foi gerente de planejamento de tecnologia da Globosat durante a migração dos canais para HD e do lançamento dos produtos digitais OTT.
Liderou a área de marketing e produtos corporativos da NET, participando do lançamento dos serviços de internet banda larga. Coordenou o planejamento de expansão da British Telecom na América Latina, colaborando em projetos de inclusão digital em vários países.
Engenheiro de telecomunicações pelo IME, com MBA em marketing pela FGV, Master em Finanças pela FGV e MBA em Ciência de Dados pela PUC-RJ.
Palestrante: Antonio Parrini – Diretor de Operações - EAF
Antônio Parrini tem quase 30 anos de experiência profissional, todos eles em Telecom. Os últimos 8 anos foram como Executivo C-level em empresas de torres como BR Towers (COO), Centennial (CEO) e Phoenix Tower (VP). Antes disso, trabalhou para operadoras de telecomunicações, como ATL (antes de ser adquirida pela Claro), Oi e GVT (antes de ser adquirida pela Vivo).
Na Oi foi Diretor de Redes e Operações, nas divisões Fixo e Wirelles, por quase 10 anos. Participou de diversas startups, como na Oi Mobile (funcionário nº 3) e BR Towers (funcionário nº 2). É engenheiro de telecomunicações graduado pela Universidade Federal Fluminense e tem MBA pela escola de negócios COPPEAD UFRJ.
Palestrante: Marcio Cauduro – Gerente de Negócios e Produtos em TV - Elsys
Executivo com mais de 20 anos de experiência em estratégia, gestão, desenvolvimento e lançamento de Produtos e Serviços atuando em Operadoras de Telecom, Startups, Indústria de Eletrônicos e Prestadores de Serviços. Atuação em diferentes mercados de Tecnologia como TV, Internet, Aplicativos móveis e motores de busca em bancos de dados. Construção de parcerias tecnológicas e comerciais com parceiros locais e internacionais para oferecer Produtos customizados.
Engenheiro de Computação pela UNICAMP com pós-graduação em Administração na FGV/SP e MBA pelo IE Business School – Espanha.
|
|
|
Sala 1
SET Express | Rádio
Moderador: Ronald Almeida - Gerente Técnico – Engenharia | O Povo – Grupo de Comunicação / Representante SET Nordeste
Engenheiro com experiência de mais de 17 anos na área de Radiodifusão atuando em emissoras de TV, rádio e portal web. Desenvolvendo atividades relacionadas a Telecomunicações, Engenharia e TI. Atuando principalmente em gestão, planejamento, manutenção, implantação de novos projetos, entre outras.
Diretor de relações exteriores da ACERT – Associação cearense de emissoras de rádio e televisão (2o Biênio)
Trabalhou na operação e implantação técnica das emissoras afiliadas da TV Cultura, Canal Futura, SBT e Band, rádios CBN, Nova Brasil e Globo, na cidade de Fortaleza/CE.
Ano 101 do Rádio – Relevância para geração de novos negócios
130 milhões de pessoas consomem algum tipo de áudio no Brasil.*
O consumo é amplo e vai do radinho da dona de casa ao aplicativo de celular do executivo de uma multinacional
Não há o que se questionar sobre a força da comunicação de rádio no país.
O crescimento no consumo de podcasts reforça ainda mais a relevância do meio rádio com a possibilidade da distribuição on demand.
O investimento no setor aumenta com a mídia programática digital e a migração do AM.
Por que então um grupo pequeno de emissoras fica com a maior parte da verba publicitária?
As 10 emissoras que mais faturam no mercado brasileiro são aquelas que personalizam suas programações e focaram em públicos específicos.
Todas têm um perfil de programação e de público nichado o que dá a elas repertório para disputar mercado com as demais mídias.
Nessas emissoras, o patrocinador é um parceiro dentro de um projeto de negócio. A relação com os patrocinadores deve ser sempre de longo prazo.
A audiência está cada vez mais personalizada. Não é uma questão de quantidade de ouvintes, mas o tipo de ouvinte que o mercado quer falar.
A dificuldade no meio está justamente em buscar essa personalização uma vez que 3 a cada 5 emissoras de rádio no país veiculam exatamente o mesmo tipo de conteúdo. A discussão não é mais em qual device vamos entregar o conteúdo e sim o que vamos entregar para o nosso ouvinte.
Palestrante: Juliana Paiva -Sócia-diretora Radiodata
Experiência em curadoria e produção de conteúdo em áudio em vídeo. Gestão de projetos integrados para empresas de mídia com ênfase em expansão e consumo para empresas como Rádios CBN e Globo, CNN Rádio/Rede Transamérica, UOL, Nova Brasil e o Antagonista.
Tenho experiência de mais de 20 anos em áudio com passagens pelas rádios Jovem Pan, CBN e Rádio Globo.
A gestão do relacionamento com a audiência como chave para o sucesso do rádio atual
Desde sua origem, o rádio busca entregar conteúdo relevante para sua audiência. Durante grande parte deste centenário no Brasil, a interação com os ouvintes era essencialmente one-way. Por ser um meio de massa, a programação buscava atender o máximo de ouvintes e o feedback com pesquisas ganhou força a partir da década de 40. No contexto publicitário, o rádio dividia com poucos players a audiência e a verba total de mídia.
Nos últimos 15 anos, mudanças significativas na tecnologia transformaram o comportamento e expectativas das pessoas, aumentando seu poder de escolha e a maneira como consomem, interagem e engajam com conteúdo e publicidade. Alguns dos fatores que mais contribuíram: a chegada dos smartphones; a ampliação do acesso à internet; o surgimento dos serviços de streaming e o boom das redes sociais.
A grande oferta de opções e a facilidade de acesso sob demanda trouxe a necessidade de enxergar novos formatos para conectar ouvintes à programação e às marcas.
Ao mesmo tempo, a evolução da tecnologia e do marketing trouxeram novas métricas para análise de ROI, o que tornou mais complexa a negociação de contratos e a comprovação dos resultados.
Gigantes como Netflix, Amazon, Meta e Google tem investido em conhecer profundamente seus clientes para entregar mais resultado. O radiodifusor precisa acompanhar.
Ações, ferramentas e opções para qualificar a audiência e transformar os demais meios em aliados são o foco dessa palestra.
Palestrante: Carolina Sasse - Sócia e Diretora de Marketing & Vendas - Cadena
Carolina Sasse é formada em Administração de Empresas e é atualmente Diretora de Marketing e Vendas da Cadena, empresa há mais de 20 anos fornecendo soluções em software para gerenciamento, automação e inteligência de audiência para emissoras de rádio.
Desde 2007, tem estado em contato com milhares de profissionais do rádio em todo o Brasil para conhecer mais sobre suas rotinas, desafios diários e como ajudá-los a simplificar processos, aumentar o engajamento dos ouvintes e vendas da rádio e dos seus anunciantes, com ferramentas e conteúdo. Acredita no poder do rádio de conectar pessoas e marcas.
Atuou por 10 anos nas áreas de Qualidade e Sucesso de Clientes no Brasil e América Latina liderando equipes e projetos.
Já palestrou nos principais eventos do meio, como SET EXPO 2018, Congressos ACAERT 2018/2022, Seminários e Encontros Regionais SERT/SC 2016-2022, AESP Talks, Encontros e Livesda AMIRT e AESP, Fala Norte e Nordeste.
Além de colunista convidada do TudoRadio.com, disponibiliza periodicamente conteúdos e lives com assuntos e profissionais referência no blog e YouTube da Cadena.
Participa regularmente de eventos de Rádio e Marketing como NAB Show, RD Summit e outros.
Como a mídia programática coloca o meio Rádio em sintonia com o mercado anunciante
Palestrante: Thiago Fernandes - fundador da Nextdial
Thiago Fernandes, fundador da Nextdial (@nextdialbr), startup de tecnologia que está descomplicando a vida de profissionais de rádio, agências e anunciantes. Foi Evangelista da Microsoft e tem graduação em Ciências da Computação, MBA em Engenharia de Software pelo ITA e especialização em Marketing pela ESPM.
|
|
Rádio |
Sala 1
Rádio 100+ A Mídia, o Ouvinte e o Negócio
Completando 100+ anos no Brasil, o rádio está em contínua transformação. Sua capacidade de adaptação e sua agilidade fazem com que seja sempre contemporâneo, incorporando novas tecnologias e novas propriedades. O rádio de hoje é um mix digital e ampliado do conteúdo de áudio. Se reinventando a cada dia, o rádio do futuro será uma versão melhor ainda que a atual.
Neste painel, discutiremos o cenário atual do conteúdo de áudio multiplataforma representado pelo rádio, podcasts e streaming. Discutiremos também o processo de transformação digital que se impõe como estratégia de mudança e que tem impactos no modelo de negócios, no relacionamento com clientes e no engajamento dos usuários (o ouvinte inserido em um contexto mais amplo).
Moderador: Eduardo Cappia, Conselheiro da SET e Diretor EMC
JOSE EDUARDO MARTI CAPPIA – Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Especialista em sistemas irradiantes FM, mensuração e cobertura.
Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991
EMC – empresa distinguida para implantação de testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte, em parceria com o Ministério das Comunicações. Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte, com foco nas estações de baixa potência. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras digitais em primeiros canais adjacentes FM.
Implantação em 2014 da estação de testes, cientifica e experimental em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo com o apoio da AESP- ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RADIO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO, onde atua como líder do Comitê Técnico desde 2011 tendo sido renovado em sua atuação até 2023.
Diretoria / Conselho SET – SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO – desde 2011.
Autor artigos em colunas e sites de divulgação do setor e de trabalhos temáticos sobre eficiência espectral, com apoio de mensuração de diagramas de antenas irradiantes e seus ganhos efetivos.
Participação ativa em Grupos Regulatórios e Discussão de Normatização do Setor, com atuação no processo de Migração do Radio AM para o FM desde 2009, (MCTIC e Anatel (Mosaico)).
Co-Moderador: Marco Moretto - Diretor na Rádio HOT107 FM e Membro do Conselho de Administração da AESP
Marco Moretto, iniciou suas atividades no rádio em 2006, ainda quando criança, com 12 anos de idade. Integrado ao meio, se profissionalizou e especializou-se em administração voltada a veículos de comunicação. É um dos administradores mais jovens do rádio brasileiro. Graduou-se no Centro Universitário de Bauru (Instituição Toledo de Ensino) e especializou-se na FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com vasta experiência em congressos e feiras nacionais e internacionais. É Diretor da Rádio HOT107 FM e Membro do Conselho de Administração da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo).
Hábitos de consumo de mídia dos ouvintes no universo digital
Palestrante: Giovana Alcantara - Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media
Giovana Alcantara é Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media e lidera os times de atendimento nas filiais da empresa em todo o país. A executiva é formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing. Giovana Alcantara atua há mais de duas décadas no mercado publicitário brasileiro, com passagem por posições estratégicas em agências e veículos, nas áreas de planejamento e pesquisa.
A transformação digital do rádio – novos paradigmas, modelos de negócios, relacionamento com clientes e engajamento da audiência
Os hábitos mudam cada vez mais rápido. O concorrente de uma emissora de rádio não é mais apenas outra emissora de rádio. O mundo digital e a diversidade crescente de meios de comunicação tornam cada vez mais complexo o desafio de conquistar e, principalmente, manter a atenção. Ao mesmo tempo, produzir e distribuir em múltiplas plataformas traz novas oportunidades de monetização dos conteúdos e de relação com o público. Não existe um modelo certo, mas não testar novos modelos é um erro.
Palestrante: Allen Chahad - Head de Parcerias Estratégicas - Vibra Digital (Grupo Bandeirantes)
Head de Parcerias Estratégicas da Vibra, empresa spin-off de Tecnologia e estrategista digital do Grupo Bandeirantes. Jornalista de formação, tem 20 anos de experiência no mercado, sempre conectado à missão de promover transformação digital. Foi repórter, editor, coordenador e gerente de conteúdo do Terra Networks. Na rádio Jovem Pan foi diretor de conteúdo das plataformas digitais. E, no Grupo Bandeirantes, passou pelos cargos de coordenador de integração e chefe de redação do Jornalismo TV antes de participar da criação da Vibra. Em 2022 coordenadou o Projeto de Colaboração da ABERT com Meta e ICFJ no programa “Acelerando a Transformação Digital” para emissoras de Rádio e TV de todo o Brasil.
Podcasts no Brasil e Mundo
Palestrante: Rodrigo Tigre - Country Manager - Entravision Cisneros Interactive
Rodrigo Tigre desenvolve projetos na Internet desde 1997. Tem também participado na criação e desenvolvimento de várias start-ups. Rodrigo é sócio da RedMas / Audio.ad, primeira empresa de soluções de áudio advertising digital na América Latina. Com sede na Argentina e estabelecida em São Paulo em 2016 possui localmente mais de trinta clientes, incluindo Nissan, Outback e Losango. Além do Brasil, a RedMas / Audio.ad tem escritórios em mais de 15 países da América Latina e nos EUA e conta com mais de 200 colaboradores. Desde 2011 faz parte do Grupo Cisneros, um dos maiores grupos privados de mídia, entretenimento, telecomunicações e produtos destinados às comunicações de massa no mundo.
|
|
Segurança |
Sala 2
Pirataria – Conquistas e novos desafios
Em um contexto de digitalização acelerada, crise econômica e pós pandemia, faremos um balanço do combate à pirataria nos últimos anos e discutiremos as diretrizes para atuarmos daqui em diante, abordando o tema pelo ângulo da tecnologia, indústria, poder público e jurídico.
Moderador: André Felipe Teixeira
Gerente de Segurança de Conteúdo - Globo
Pirataria Audiovisual: Como restringir as Transmissões ilegais pela Internet?
A pirataria audiovisual evoluiu. Novas técnicas e operações modernas espalhadas pela internet têm desafiado a indústria legal e as autoridades públicas nacionais. Milhares de ofertas piratas estão disponíveis na internet e são a preferência de milhões de brasileiros, que não sabem dos riscos cibernéticos que estão assumindo. O problema é grave e precisa ser equacionado. Como, então, restringir as transmissões piratas pela internet no Brasil? Ações coordenadas, público-privada, uso de tecnologia e bloqueios na infraestrutura de telecomunicações. Esses são alguns dos ingredientes.
Palestrante: Jonas Antunes - Diretor - ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura
Jonas Antunes Couto é economista e advogado, doutor em Direito Econômico pela USP. Diretor da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), hoje ele é membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça e coordena os esforços da indústria na prevenção e combate à pirataria audiovisual.
Palestrante: Eduardo Luiz Perfeito Carneiro - Coordenador de Combate à Pirataria - Ancine
Bacharel em Direito. Especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Coordenador de Combate à Pirataria da ANCINE. Membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça. Membro do Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina. Consultor da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/SP. Membro do Conselho de Combate ao Mercado Ilegal da Fecomércio/RJ.
Vídeo: evolução da tecnologia e a pirataria
Palestrante: Danilo de Almeida - Diretor técnico de engenharia de soluções - Synamedia
Diretor técnico de engenharia de soluções na Synamedia, graduado em Sistemas de Informação pela FIAP, com especialização em gestão de operações pela POLI-USP e Inovações/Transformação Digital pela FIAP. Atua há mais de 20 anos no mercado de tecnologia e há 11 anos no mercado de TV digital. Palestra sobre tecnologia, ad-tech, broadcast & streaming e combate a pirataria no mercado audiovisual. Guitarrista e churrasqueiro ocasional.
Account Sharing e a pirataria de assinaturas
Palestrante: Felipe Senna - Diretor da Ltahub , Sócio do CQS | FV Advogados
Felipe Senna é advogado, LL.M em Direito dos Estados Unidos pela Temple University Japan Campus e Pós-Graduado em Direito da Empresa pela FGV. É Sócio do CQSFV Advogados e Diretor de Políticas Públicas e Relações com a Indústria da LTAHub. Especialista em Propriedade Intelectual, Crimes Cibernéticos, Antipirataria e Proteção de Conteúdo, tendo atuado como Associado do Azevedo Sette Advogados, Head Antipirataria da SKY Brasil e Diretor de Antipirataria da FOX Networks Group Latin America. Faz parte do conselho de associações privadas e iniciativas públicas de combate à pirataria e proteção de conteúdo.
|
|
Inovação |
Sala 3
Liderança & Inovação
Moderador: Daniel Monteiro - Head de Desenvolvimento de Produto & Tecnologia - Globoplay
Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ e apaixonado por novas tecnologias, entrou na Globo como estagiário em 1998, trabalhando por 20 anos em áreas de pesquisa e desenvolvimento e inovação. Desde o início de 2021 está a frente do desenvolvimento de produto e tecnologia do Globoplay, liderando os times que criam e desenvolvem os aplicativos do Globoplay para todas as plataf
Palestrante: Pablo Canano - COCEO fundador de Driven.cx
COCEO fundador de Driven.cx, empresa especializada em experiência do consumidor e jornada de compra.
Pós em Marketing Digital – ESPM
Pablo tem Pós em User experience – Centered Design.
Foi fundador da primeira agência especializada em UX para e-commerce a Profite.Seleccionado por e-commerce Brasil entre os melhores profissionais do Brasil em UX.Professor de Estácio de Sá, Instituto Infnet e Impacta. Tem 10 premios nacionais e internacionais em experiencia de compra.
Palestrante: Fernando Bittencourt - Ex-presidente da SET
Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.
Palestrante: Carlos Henrique Moreira - Diretor de Ecossistema e Parcerias Internacionais - Grupo Globo
Co-fundou e desenvolveu o Esporte Interativo, a primeira rede nacional de televisão e plataforma multimídia do Brasil totalmente dedicada a esportes ao vivo com um formato envolvente inédito, adquirido pela WarnerMedia. Exerceu cargos de liderança na Nike e no Twitter. Agora está liderando inovação e CorpDev como Diretor Sênior de Ecossistemas Internacionais e Parcerias no Grupo Globo com sede no Vale do Silício.
Investidor em JWS, Galy, Strofe, Jiffy.ai, FeverUp, Republic (via Tribe Capital), Conta Simples, Hamama, IDWall, GamersClub (saída para Immortals Team), Peer5 (saída para Microsoft) e EasyCarros. LP operacional na Canary, Parceiro e consultor de empreendimentos na Mindset Ventures, Fundador e Diretor da Reaction Global e investidor na Tau Ventures.
Mentor na Endeavour e Supernode, consultor no Stanford Seed Program e membro do Stanford Angels and Entrepreneurs. Pai de 3. Desportista e amante do oceano.
Palestrante: Thiago Taranto - CEO e sócio-fundador da Mobi2buy
Empreendedor desde os 17 anos quando lançou o portal de segurança hacker.com.br, aficionado por tecnologia e como ela pode proporcionar inovação nos negócios. Hoje em sua quarta startup, atua como CEO e sócio-fundador da Mobi2buy, empresa de tecnologia com mais de 8 anos de atuação no mercado atendendo clientes como Oi, Claro, TIM, Havaianas, Estácio, entre outros.
|
|
|
Sala 3
SET Express | TV digital
Moderador: Alberto Botelho - Engenheiro de Projetos de Radiodifusão - LM Telecom
É doutorando em engenharia elétrica (Mackenzie). Possui graduação em Engenharia Elétrica (UNIP), especialização em Engenharia de Sistemas de Televisão Digital (Inatel) e Engenharia de Redes de Telecomunicações (Inatel), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Mestrado em Engenharia Elétrica (Mackenzie). Trabalhou na Rede TV! e atualmente trabalha na LM Telecom como engenheiro de projetos de radiodifusão desde 2002.
Rede Amazônica: A experiência da Implementação do Áudio MPEG-H no canal Amazon Sat
O Grupo Rede Amazônica é a primeira emissora da América Latina a oferecer o Áudio MPEG-H, 24 horas por dia, 7 dias por semana, no canal Amazon Sat, usando o padrão ISDB-Tb.
O Áudio MPEG-H foi incluído na TV 2.5, principalmente, devido à sua capacidade de oferecer som imersivo e, ainda mais importante, suas opções avançadas de personalização e acessibilidade, recursos que nenhum outro sistema de áudio disponibiliza atualmente.
Como o sistema de áudio MPEG-H foi projetado para funcionar nos canais de áudio do padrão HD-SDI, ou sobre IP, as estações podem começar a implementar os recursos do MPEG-H como quiserem, sem alterar sua planta interna ou procedimentos operacionais.
Você será apresentado a um exemplo prático de como o MPEG-H é integrado hoje às instalações profissionais de produção e distribuição.
Palestrante: Gabriel Thomazini - Consultor de Áudio - Fraunhofer IIS
Gabriel Thomazini started his career as a recording engineer and went to different studios, working with artists from different genres. In the early 2000s he began designing audio systems and creating immersive content for planetariums. At the same time, he worked as an audio engineer in TV stations and since then he became increasingly involved in AV applications. He carried out projects in IP-based OB vans, studios, and control rooms, as well as the development of remote workflows and mixing for 3D audio formats. He collaborated on extended reality initiatives, developing audio solutions for VR and AR applications. After more than 20 years in the broadcast area he joined the Fraunhofer IIS Institute in 2021, where he acts as an audio consultant for the development of the MPEG-H audio ecosystem in Brazil.
Transmissões de TV em HDR com metadados dinâmicos
O SBTVD inclui soluções HDR com metadados dinâmicos em suas especificações da TV2.5 e TV3.0. Nesta apresentação iremos abordar o HDR usando metadados dinâmicos. Começamos a apresentar brevemente o que é o HDR e suas vantagens para transmissões de televisão em comparação com as transmissões SDR padrão. Posteriormente, explicaremos os benefícios do uso de metadados dinâmicos para transmissões HDR e como eles podem ser usados para obter imagens perfeitamente adaptadas às telas de TV pela conhecida técnica chamada “display adaptation”.
Além disso, mostraremos que um sistema HDR com metadados dinâmicos pode operar com diferentes camadas base, como SDR, HDR10 e HLG, e como tal, atender a diferentes tipos de requisitos técnicos e comerciais. Em seguida será apresentado como usar esses diferentes sistemas em uma cadeia de produção e o exemplo do teste do Rock in Rio 2019, onde o SL-HDR1 e o áudio MPEG-H foram implantados. O SL-HDR1 é a variante de camada base SDR, do sistema HDR de metadados dinâmicos “Advanced HDR by Technicolor”.
Continuaremos expondo as características técnicas e os parâmetros de desempenho de um sistema HDR. Usaremos o SL-HDR1 e 2, partes do “Advanced HDR by Technicolor”, que são especificados publicamente pelo ETSI, para discutir as características técnicas. Os parâmetros típicos de desempenho, verificados durante os testes de sistemas HDR, também serão levados em consideração. Concluiremos com alguns resultados típicos de alto nível.
Palestrante: José Filipe Ferraz Valente - Engenheiro de Padronização de Vídeo - Philips
José Filipe Ferraz Valente é Bacharel em Engenharia Eletrônica.
Atua na área de Broadcast há mais de trinta anos em diferentes funções. Atualmente trabalha como Engenheiro de Padronização de Vídeo para a Philips e como tal, é envolvido nos novos padrões da TV2.5 e TV3.0 no Brasil pelo fórum SBTVD. Anteriormente, na Globo | Globosat atuou na implantação e projetos de sistemas de TV e participou da elaboração e execução de grandes eventos como Olimpíadas, Copas do Mundo e shows musicais, como o Rock in Rio. Durante este período, Filipe atuou também como coordenador na área de produção de eventos ao vivo. Além disso, trabalhou na Seal B&C – Convergint, empresa integradora de sistemas de broadcast e conteúdo, como Engenheiro de Sistemas e na Oi, empresa de Telecom, como Consultor Especialista na área de vídeo.
A norma MPEG V3C ( V-PPC, MIV) para video imersivo
A norma Visual Volumetric Video-based Coding (V3C) define um mecanismo genérico de codificação de vídeo volumétrico utilizados em videos imersivos XR.
O Moving Picture Experts Group (MPEG) especificou duas aplicações que utilizam o V3C: Video-based Point Cloud Compression (V-PCC) – ISO/IEC 23090-5, e MPEG Immersive Video (MIV) – ISO/IEC 23090-12. O V-PCC e o MIV foram adotados no final de 2021 para a TV3.0 de modo satisfazer os requisitos XR do Fórum SBTVD.
Esta apresentação fornece uma visão geral dos conceitos genéricos das tecnologias V-PCC e MIV.
A apresentação está relacionada com demonstrações, que apresentamos no nosso stand comum com a Philips e Fraunhofer na feira de exposições do SET Expo 2022.
Palestrante: Celine Guede - Arquiteta em Pesquisa e Inovação - InterDigital
Celine Guede formou-se em engenharia em 1998 pela Polytech Orleans School, França. No ano seguinte, ingressou na Technicolor como engenheira de P&D, onde primeiro se especializou em desenvolvimento de softwares de tempo real e, em 2013, ingressou nas atividades de Sistemas Avançados de Televisão, onde dedicou seu conhecimento às contribuições para os padrões de transmissão de televisão ATSC 3.0.
No final de 2016, Celine uniu-se ao projeto de Compressão de Nuvem de Pontos e fez contribuições para o emergente padrão MPEG de Compressão de Nuvem de Pontos chamado V-PCC (Video-Based Point Cloud Compression).
Em 2019, mudou-se para a InterDigital como arquiteta, onde contribuiu para finalizar o padrão MPEG V-PCC. Desde 2022, o seu trabalho é dedicado à transmissão de vídeo volumétrico e está fortemente envolvida na divulgação de V-PCC e MIV (MPEG Immersive Video) desenvolvendo um codec em tempo real para essas tecnologias e preparando contribuições para esse padrão.
|
|
Rádio |
Sala 1
A palestra mais FRUSTRANTE da SET Expo 2022
“Melhor aproveitar os conteúdos das salas 2 e 3, que irão ocorrer também no mesmo horário, para não perder o seu precioso tempo. Não tem nada de interessante de tecnologia por aqui.”
Robson Ferri, Criatividade com RF, promete não ter nada de atrativo em sua palestra.
Em uma hora e meia do tempo destinado à apresentação, logo após o almoço, não conseguiu sensibilizar convidados… então irá fazer um “stand up alone”. Boa sorte aos que se aventurarem a entrar na sala 1, às 14 horas.
Apresentador: Robson Ferri - Diretor | RF Conteúdo Play
24 anos de experiência na área de comunicação.
Passagem pelas rádios Metropolitana FM 98.5 São Paulo, Rede Transamérica, Rádio Mix FM 106.3 São Paulo.
Voz padrão de mais de 25 emissoras de rádio pelo Brasil, mais 2 no exterior.
Atualmente é uma das vozes responsáveis pela criação de peças institucionais e promocionais da TV Globo Rio de Janeiro e para o sistema Globo de Rádio.
Fundador e diretor executivo da RF, agência de conteúdo digital com atendimento para diversos segmentos que buscam conteúdo estratégico para fortalecimento de marca na comunicação em plataformas digitais.
A frente de uma equipe com mais de 40 colaboradores, com estrutura dedicada localizada em São Paulo – SP, oferece um leque amplo de soluções em criação e produção e distribuição de conteúdo.
|
|
Acadêmico |
Sala 2
Acadêmico Call for Papers – Sessão 1
Este painel apresentará um conjunto de trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.
Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias.
Moderador: Rangel Arthur - Professor da Escola de Tecnologia da Universidade de Campinas, Brasil
Rangel Arthur é professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Ele recebeu o diploma de Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo, Brasil em 1999, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica em 2002 e 2007, respectivamente, pela Universidade de Campinas, Brasil. Seu interesse atual de pesquisa inclui sistemas de telecomunicações, processamento de imagens e inteligência artificial. Durante os anos de 2011 a 2014 foi Coordenador e Coordenador Associado dos Cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e de Engenharia de Telecomunicações da FT, que foi criado em sua gestão. De 2015 a 2016 foi Diretor Associado da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Desde 2016 é Assessor da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp. É membro da Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira-SP, da Incubadora de Empresas da Unicamp e do Conselho Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campinas-SP.
Publicidade do Meio Rádio e Métricas de Audiência
As emissoras de rádio brasileiras são altamente regulamentadas, e por conta de regras e processos específicos, a burocracia se tornou uma barreira para que, em especial para as emissoras de fora das grandes cidades, participassem de campanhas publicitárias nacionais ou estaduais. Soma-se a isso a competição com grandes players da internet, com pouca ou nenhuma regulação, em busca dos mesmos recursos disponíveis para as campanhas publicitárias. Nesse ecossistema, a exigência de métricas de audiência e relatórios de comprovação de veiculações é uma realidade que precisa ser tratada com precisão e seriedade, de forma a garantir o bom uso das verbas públicas e o bom desempenho das campanhas. O caminho que o rádio necessita percorrer é o da celeridade na geração de tais relatórios, se equiparando às grandes empresas de tecnologia, o que o colocará em posição de destaque, considerando sua capilaridade e grande proximidade com o público. Isto posto, este artigo pretende demonstrar através de um relato temporal, como através da identificação de uma oportunidade no setor de radiodifusão, foi possível através da utilização do streaming unido a uma solução de mídia programática, desenvolver um sistema que dá autonomia para o anunciante colocar um pedido de inserção comercial direto no sistema de operações comerciais da emissora. A veiculação ocorre de forma automática, e em seguida integra os dados de pesquisa de audiência, faz a contabilização e a entrega automática da comprovação e do relatório de performance. Uma solução que torna o meio mais eficiente e viabiliza a veiculação de campanhas nacionais e estaduais em todas as emissoras do estado ou do país. Com esse modelo inédito, Nextdial e AERP, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Paraná, fomentam negócios e movimentam a economia, reforçando os principais atributos das emissoras: criatividade e credibilidade. Finalmente, após validação do modelo e apresentação do mesmo ao Núcleo de Mídia da Secom, do governo federal, alcançamos como resultado a criação de uma nova categoria no MidiaCad, sistema que integra todos os fornecedores de mídia para o Governo Federal, categoria esta que foi nominada de Rede de rádios Aerp Nextdial.
Palestrante: Ticiane Pfeiffer Bronze - Superintendente - Aerp - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Marketing na FAE Business School, Pós-graduada em Docênica de Nível Superior, Mestre em Administração de empresas em Estratégia e Análise Organizacional na Universidade Federal do Paraná.
Comparação do Desempenho da Camada Física entre Transmissão ATSC 3.0 e 5G
Este artigo compara o desempenho da camada física do ATSC 3.0 e 5G-Broadcast no fornecimento de serviços de transmissão móvel. As diferenças de camada física entre ATSC 3.0 e 5G-Broadcast são discutidas em termos de eficiência de transmissão, overheads e desempenho de BICM em ambientes móveis. As simulações de computador mostram que o ATSC 3.0 pode fornecer desempenho de camada física mais robusto e aprimorado do que a transmissão 5G em ambientes móveis.
Palestrante: Sung-Ik Park - Pesquisador Principal e Líder de Projeto - ETRI (Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações) - Coréia do Sul
Dr. Sung-Ik Park (IEEE Fellow) ingressou no Broadcasting System Research Group of Electronics and Telecommunication Research Institute (ETRI) em 2002, e é responsável pela padronização de transmissão terrestre, implementações de HW/SW e testes de laboratório/campo. Dr. Park é pesquisador principal e lidera vários projetos de pesquisa em radiodifusão. Dr. Park tem mais de 300 periódicos revisados por pares e publicações de conferências e vários prêmios de melhor artigo e contribuição por seu trabalho em tecnologias de transmissão. Dr. Park atualmente atua como editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting e do ETRI Journal, e um palestrante distinto na IEEE Broadcasting Technology Society.
Avanços na compressão de vídeo: um vislumbre da tão esperada disrupção?
O consumo de vídeo na internet está aumentando em ritmo constante, juntamente com o aumento da qualidade do vídeo. Como resposta à crescente demanda por vídeo de alta qualidade, a tecnologia de compressão melhora constantemente. A cada década, um novo padrão principal de compressão de vídeo é lançado, proporcionando uma diminuição da taxa de bits por um fator de dois. Curiosamente, a tecnologia não muda radicalmente entre as gerações de codecs. Em vez disso, os mesmos princípios e ideias do esquema de codificação de vídeo híbrido baseado em bloco são reutilizados e levados adiante. Ao longo da história da compressão de vídeo, houve várias tentativas de sair desse modelo, mas nenhuma conseguiu ser competitiva. Seguindo a última geração de codecs, VVC, a comunidade de pesquisa começou a se concentrar em estratégias baseadas em deep learning. Poderia ser o novo concorrente para a abordagem híbrida clássica? Esta apresentação analisa os benefícios e limitações dos métodos de compressão de vídeo baseados em deep learning e investiga aspectos práticos como controle de taxa, delay, consumo de memória e consumo de energia. A estratégia de compressão de vídeo de ponta a ponta sobreposta baseada em patch é proposta para superar as limitações de consumo de memória.
Dr. Mickaël Raulet - CTO na ATEME
Dr. Mickaël Raulet é CTO da ATEME, onde conduz pesquisa e inovação com vários projetos colaborativos de P&D. Ele representa a ATEME em diversos órgãos de padronização: ATSC, DVB, 3GPP, ISO/IEC, ITU, MPEG, DASH-IF, CMAF-IF, SVA e UHD Forum. Ele é o autor de inúmeras patentes e mais de 100 artigos científicos em conferências e revistas. Em 2006 ele recebeu seu Ph.D. do INSA em eletrônica e processamento de sinais, em colaboração com a Mitsubishi Electric ITE (Rennes, França).
Contribuições para TV 3.0 usando ferramentas de referência 5G-MAG
A evolução do evolved Multimedia Broadcast Multicast Service (eMBMS) para Further evolved Multimedia Broadcast Multicast Service (FeMBMS) na Release 14 do 3GPP permitiu a transmissão de radiodifusão num formato 100% dedicado aos dispositivos dos usuários. Como resultado, o padrão 5G para redes móveis expandiu-se e começou a ser cotado no setor da radiodifusão como 5G Broadcast. Este padrão é um dos candidatos para integrar a arquitetura da TV 3.0 no Brasil, sendo responsável pela camada física. Para isso ser possível, esta tecnologia tem de satisfazer alguns requisitos, tais como a relação portadora ruído negativa, antenas MIMO e channel bonding. A fim de complementar os testes realizados pelo Fórum SBTVD, este documento visa avaliar e discutir o SNR e os testes de nível mínimo de sinal utilizando um receptor Open-Source chamado 5G-MAG que é gerido por um grupo de mesmo nome. Os testes foram realizados utilizando um Universal Software Peripheral Radio (USRP) Software Defined Radio (SDR) reproduzindo um arquivo I/Q com dados de Transmissão 5G com larguras de banda de 3, 5, 6, 7 e 8MHz para transmitir o sinal via GNU Radio e outro USRP SDR como receptor, tendo como interface o 5G-MAG.
Palestrante: Wesley Henrique Silva de Souza - Mestrando e Engenheiro Eletricista - Universidade Presbiteriana Mackenzie
É mestrando em Engenharia Elétrica com área de pesquisa em Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, Eletrônica e Automação pela mesma instituição (2020) e habilitação profissional técnica em Eletroeletrônica pelo Instituto Técnico de Barueri (ITB) desde 2014.
Disponibilidade de espectro para a implantação da TV 3.0
Este artigo contém estudos sobre a disponibilidade de espectro atual e futuro das faixas de VHF e UHF para a implantação de sistemas de próxima geração de televisão digital terrestre, que estão sendo avaliados pelo “Projeto TV 3.0”, coordenado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Foram realizadas simulações de cobertura de todas as estações em operação, em diferentes cenários, para estimar a disponibilidade de espectro no território brasileiro. Os resultados indicam que abordagens híbridas devem ser implementadas para que novos sistemas de televisão sejam implementados com sucesso.
Palestrante: Thiago Aguiar Soares - Coordenador-Geral de Inovação, Regulamentação e Sistemas - Secretaria de Radiodifusão, Ministério das Comunicações
Thiago Aguar Soares é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pelo Instituto Nacional e Telecomunicações (Inatel) e mestrando em Engenharia Elétrica pela UnB. Trabalhou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por 12 anos, coordenando projetos em televisão digital, rádio digital, gerenciamento de espectro, regulamentação técnica de serviços de radiodifusão, implementação de sistemas de TI, dentre outros. Desde 2020 é Coordenador-Geral de Inovação, Regulamentação e Sistemas na Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações. Thiago é vice-presidente da Comissão de Estudos 6 (Radiodifusão) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).
IMPLEMENTAÇÃO DE REDE NEURAL CONVOLUCIONAL EM FPGA PARA RECONHECIMENTO DE IMAGEM
Redes neurais, do inglês Neural Networks (NNs) vem sendo estudadas e aprimoradas de modo
que cada vez mais máquinas simulam a capacidade de realizar tarefas complexas feitas somente por
seres vivos inteligentes, a visão para reconhecimento e interpretação do ambiente é uma das tarefas
que vem sendo estudada a fim de ser implementada de modo eficiente em novas tecnologias para
utilização em veículos autônomos para a conveniência de motoristas, redução de acidentes e até
mesmo entregas de produtos de forma autônoma, para a tarefa complexa de reconhecimento de
interpretação de imagens têm sido desenvolvidas e utilizadas redes neurais convolucionais, inspiradas
na maneira como os seres vivos enxergam. Os arranjos de portas lógicas programáveis em campo, do
inglês Field Programmable Gate-Arrays (FPGAs) vem evoluindo e adquirindo cada vez mais poder e
velocidade de processamento em paralelo o que os torna perfeitos candidatos a implementação de
NN de modo eficiente, com capacidade de processamento superior e tempo de resposta baixo
comparado com as alternativas. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho e a viabilidade da
implementação em FPGA de uma NN classificadora de imagens.
Palestrante: Fadi Jerji - candidato a PhD e Pesquisador de Pós-graduação - Universidade Presbiteriana Mackenzie
FADI JERJI Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia de Computadores e Automação (2010) e mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019).
Professor no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019-2021) .
Atualmente é cursado do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atua como pesquisador no Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Desde 2017).
|
|
Inovação |
Sala 3
Tecnologias aplicada em Conteúdo. Como se preparar para o Conteúdo do Futuro
Em um período de tanta evolução tecnológica, o que podemos esperar do futuro do entretenimento e do conteúdo, como consumir, como interagir, como criar ?
No painel, Especialistas discutirão o futuro do audio, vídeo e mesmo do consumo de conteúdo com uma abordagem em tecnologias emergentes e casos de usos reais já aplicados, como a síntese de imagem e áudio, a integração de novos processos de computação para a geração de conteúdo, e como devemos nos preparar esse momento.
Moderador: Pablo Bioni - Lider de Pesquisa e Desenvolvimento em Novas Tecnologias e Futuro do Conteúdo - Globo
Com mais de 18 anos de experiência em VFX, Pablo é engenheiro da computação com
mestrado em processamento de imagens pela PUC-RJ. Seu foco principal são as previsões de inovação e desenho de roadmap de tecnologia. Pablo liderou laboratórios acadêmicos de P&D e trabalhou na Europa com Efeitos Visuais, tendo participação ativa como membro da ACM, SMPTE e VES e atualmente no Metaverse Standard Forum.
Palestrante: Luiz Kruszielski - Produtor de Áudio - Globo
Luiz Kruszielski é produtor de áudio na Rede Globo, sendo responsável pelo áudio de várias séries e novelas. Ele é possui o título de mestre e doutor pela Tokyo University of the Arts, no Japão, onde se especializou em psicoacústica aplicada ao audio-visual. Também tem se dedicado a pesquisa de audio espacial e inteligencia artificial aplicada na sintese de voz.
Sandro Di Segni - Supervisor de animação e VFX
Trabalhando no mercado de animação e VFX há mais de 20 anos Sandro já participou de grandes nomes no mundo da Animação como Star Wars: Clone Wars e do Cinema em Harry Potter, Homem de Aço, Jurassic Park e mais atualmente na série Miss Marvel e no filme Shazam 2 ainda a estrear.
Além de especialista em efeitos também fez sua própria startup e empreendeu durante um tempo e atuou como Supervisor de efeitos em vários filmes nacionais como o recém estreado Pluft, o Fantasminha.
Flavio Mayerhofer - Head de Metaverso Meta4Chain, Director and founder Studio XR
Formado em tecnologia, Cinema e Marketing, é pioneiro em tecnologias imersivas no Brasil. Flavio é co-fundador da XRBR associação brasileira de empresas e profissionais de realidade estendida. Também fundador da Studio XR, empresa especializada em realidade estendida com diversos projetos utilizando 5G no Brasil, tendo dirigido a primeira holografia e streaming VR com uso de 5G na America Latina. É co-fundador da 3DParade, plataforma de construção de metaversos em WEBXR, onde realizou a primeira feira em metaverso da America Latina, com cerca de 2000 mil acesso simultâneos. Também criou o Metaverso da Futurecom 2021 que aconteceu na plataforma 3DParade. Em seu portfólio de projetos realizados estão as seguintes empresas: Globo, Netflix, Samsung, HBO, TV Escola, Petrobras, Shell, Ericsson, Motorola, LG, Casa Bahia, Mclaren, Claro, Serasa, Stone, XP Investimentos, L’Oréal, Accor Hotels, dentre outras.
|
|
Acadêmico |
Sala 1
TV aberta, Plataformas OTT e Hábitos de Consumo na Pós-pandemia
Com as mudanças nos hábitos de consumo televisivo ficou cada vez mais evidente a necessidade de os produtores de conteúdo e os radiodifusores compreenderem as reais adequações necessárias para que os produtos audiovisuais disponibilizados nas plataformas online sejam entregues aos usuários com altos índices de retenção/engajamento. O amadurecimento dos serviços multiplataforma evidenciou que a simples transposição de um conteúdo televisivo para as plataformas online não gera números satisfatórios e nem uma comunicação eficaz. O painel tem o objetivo de chamar a atenção dos participantes para este problema e de que forma as emissoras podem atacá-lo sem alterações drásticas em suas rotinas de trabalho.
Moderador: Fernando Moura - Editor da Revista da SET
Fernando Carlos Moura é Doutor em Ciências da Linguagem e Comunicação com especialidade em Comunicação e Cultura pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Editor-Chefe da Revista da SET desde 2013 e professor da Licenciatura em Produção Audiovisual na Universidade Nacional de Três de Febrero (UNTREF), Buenos Aires, Argentina. Pesquisador associado ao Observatório Brasileiro Televisão Digital (Obted).
Palestrante: Prof. Dr. Francisco Machado Filho - Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Rádio e TV – Faculdades Espírito Santense (1999), mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2006) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e tecnologia, convergência, internet, TV digital e modelo de negócios. É Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Televisão e Televisualidades da Intercom e Diretor da TV UNESP
Palestrante: Profa. Dra. Deisy Feitosa - Coordenadora e professora do curso de Jornalismo da FAPCOM
Jornalista, radialista, mestre em Televisão Digital, doutora em Ciências da Comunicação, pós-doutora em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades e pós-doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais. Coordenadora e professora do curso de Jornalismo da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) e professora colaboradora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR-ECA/USP). Pesquisadora do LabArteMídia e cofundadora/cocoordenadora do Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (Obted). Sócia da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) e colaboradora da Revista da SET.
A importância da programação de TV linear na era dos serviços de streaming: estratégias e táticas na grade e nos programas diante das amplas possibilidades de consumo de vídeo.
Palestrante: Prof. Dr. Renato Tavares Junior - Radialista, jornalista e professor universitário
Autor do livro “Programação de TV: conceitos, estratégias, táticas e formatos”. Doutor em Comunicação Audiovisual, mestre em Interfaces Sociais da Comunicação. Bacharel em Rádio e TV. Coordenador e professor do curso de Rádio e TV do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Supervisor da Produtora Audiovisual e da Rádio Gazeta Online na Faculdade Cásper Líbero, onde leciona nos cursos de Jornalismo, Rádio, TV, Internet e Publicidade e Propaganda. Diretor do programa “Edição Extra” veiculado na TV Gazeta.
|
|
Acadêmico |
Sala 2
Acadêmico Call for Papers – Sessão 2
Este painel apresentará um conjunto de trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.
Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias.
Moderador: Cristiano Akamine - Professor - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Cristiano Akamine recebeu o Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, em 2011. É professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é Coordenador do Laboratório de Pesquisa em TV Digital. É membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (FSBTVDT) e Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Atua na padronização da radiodifusão ISDB-TB e possui diversas patentes, licenciamento de propriedade intelectual, inúmeros artigos publicados e possui uma bolsa científica brasileira de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele também atuou como revisor de vários periódicos e conferências e participou como editor convidado na edição especial de comunicações multiponto e ponto-a-multiponto em 5G da revista IEEE Communications e na edição especial em 5G para Broadband Multimedia Systems and Broadcasting do IEEE Transactions on Broadcasting. Atualmente, ele atua como editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting.
ATSC 3.0 Testes do receptor de diversidade
Este artigo identifica o ganho prático dos receptores de diversidade ao apresentar os testes de campo de transmissão realizados na Coreia do Sul. Os resultados apresentados são principalmente sobre a recepção em veículos de serviços do ATSC 3.0 e foram obtidos em uma rede comercial em operação. Por meio da revisão técnica na primeira parte, destaca-se que a diversidade multi-antenas traz um ganho significativo de confiabilidade para a transmissão móvel de conteúdo HD. Este artigo também apresenta resultados de campo originais que verificam o ganho de diversidade na distribuição de serviços ultra-HD.
Sungjun Ahn - Pesquisador Sênior - ETRI (Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações)
Sungjun Ahn é atualmente Engenheiro de Pesquisa Sênior do Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações (ETRI), onde participa da Divisão de Pesquisa de Mídia desde 2017. Focada principalmente em transmissões de mídia, sua pesquisa abrange o design da camada física, implementação do sistema, experiências de campo de HW , e modelagem/análise teórica para transmissão digital e aplicações de sistemas sem fio. Ele é autor de mais de 50 publicações técnicas em periódicos revisados por pares e anais de conferências. Atualmente está envolvido em atividades de pesquisa sobre a cooperação inter/intra-rede de radiodifusão e 5G.
Uma proposta baseada em IoT para sistemas de telemetria e telecomando para TV 3.0
Com a próxima evolução dos sistemas de transmissão de televisão, de TV 2.0 para TV 3.0, os equipamentos utilizados para telemetria e telecomando terão que passar por uma atualização tecnológica para agregar maior eficiência e interação entre as redes de computadores e o mundo físico. A telemetria e o telecomando são amplamente utilizados na TV 2.0 por meio da tecnologia GPRS. A TV 3.0 precisará de um nível maior de interatividade para atender aos requisitos esperados de desempenho e recursos. Nesse contexto, o uso conjunto da Internet das Coisas e da TV 3.0 de forma inteligente e colaborativa é uma evolução natural dos atuais sistemas de Telemetria e Telecomando.
Alberto Botelho - Doutorando em Engenharia Elétrica (Mackenzie) | LM Telecom
É doutorando em engenharia elétrica (Mackenzie). Possui graduação em Engenharia Elétrica (UNIP), especialização em Engenharia de Sistemas de Televisão Digital (Inatel) e Engenharia de Redes de Telecomunicações (Inatel), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Mestrado em Engenharia Elétrica (Mackenzie). Trabalhou na Rede TV! e atualmente trabalha na LM Telecom como engenheiro de projetos de radiodifusão desde 2002.
Orquestração sensível ao público e à complexidade
Os serviços de codificação de vídeo são conhecidos por serem computacionalmente intensivos. Em um ambiente de software, é desejável ser capaz de se adaptar aos recursos computacionais disponíveis. Portanto, os codificadores de vídeo ao vivo modernos têm o recurso de “elasticidade”. Ou seja, sua complexidade algorítmica se adapta automaticamente ao número e recursos dos núcleos de CPU disponíveis. Em outras palavras, quanto mais CPU for alocada para um codificador de vídeo ao vivo, maior será o desempenho da codificação. Até recentemente, o recurso de elasticidade era usado como uma adaptação ad-hoc a condições de variação incontrolável. Neste artigo, são apresentados mecanismos que permitem assumir o controle do recurso computacional. Duas estratégias de otimização de recursos em tempo real são então propostas. O primeiro é baseado na complexidade do conteúdo de vídeo e gerencia os custos de head-end de vídeo, enquanto o segundo se relaciona às medições de audiência e visa a otimização do uso da largura de banda da rede.
Dr. Mickaël Raulet - CTO da ATEME
Dr. Mickaël Raulet é CTO da ATEME, onde conduz pesquisa e inovação com vários projetos colaborativos de P&D. Ele representa a ATEME em diversos órgãos de padronização: ATSC, DVB, 3GPP, ISO/IEC, ITU, MPEG, DASH-IF, CMAF-IF, SVA e UHD Forum. Ele é o autor de inúmeras patentes e mais de 100 artigos científicos em conferências e revistas. Em 2006 ele recebeu seu Ph.D. do INSA em eletrônica e processamento de sinais, em colaboração com a Mitsubishi Electric ITE (Rennes, França).
“Channel Bonding” e MIMO do sistema de transmissão ATSC 3.0
Este artigo apresenta as tecnologias de channel bonding e multiple-input multiple-output (MIMO) adotadas no Advanced Television Systems Committee (ATSC) 3.0, um padrão de televisão digital terrestre recentemente desenvolvido. A vinculação de canais e o MIMO visam aprimorar a capacidade do canal, para permitir a entrega de serviços de mídia avançada, como vídeo 8K de ultra-alta definição (UHD). Diversas pesquisas para avaliar as duas tecnologias por meio de simulação computacional intensiva, testes de laboratório e experimentos de campo também são apresentadas brevemente, além de um teste de laboratório recém-realizado de channel bonding.
Palestrante: Bo-mi Lim - Pesquisador Sênior - ETRI (Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações) Coréia
Bo-mi Lim recebeu o seu B.S. da Universidade de Ajou, Suwon, República da Coreia, em 2008, e o M.S. pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia, Daejeon, República da Coréia, em 2010. Desde 2010, ela é membro da equipe de pesquisa da Divisão de Pesquisa de Mídia, Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações. Seus interesses de pesquisa são nas áreas de projeto de sistemas de comunicação sem fio e transmissão digital.
Implementação de um sistema reconfigurável para satélites de baixa órbita baseado no Simulink
As iniciativas de criação de constelações de satélites de baixa órbita têm pavimentado o desenvolvimento de sistemas de comunicação para eles. Tendo em vista que esses sistemas sejam robustos, a fim de prover conectividade ilimitada por todo o planeta, auxiliando a conectar os não conectados.
Dessa maneira, o artigo descreve uma implementação de um sistema reconfigurável para satélites de baixa órbita baseado no Simulink. A reconfigurabilidade é possível através da tecnologia do Rádio definido por software, a qual permite que algumas ou todas as funções da camada física sejam implementadas via software. Isso é uma grande vantagem para os satélites, visto que no espaço não é viável a troca do hardware. Assim, é possível modificar os parâmetros de comunicação por meio de uma estação rádio base, isto é, de maneira remota.
Logo, por meio da simulação no software Simulink, a reconfigurabilidade torna-se capaz na medida em que ele possibilita a alteração dos parâmetros dos blocos e dos próprios blocos. Nele, o sistema apresenta a cadeira receptora que recebe informações do subsistema denominado Command, ou seja, dados de comando vindos da ERB relacionados ao funcionamento adequado dos sistemas do satélite. Esses dados, modulados em BFSK (Binary Frequency-shift Keying) e em FM (Frequency Modulation), são demodulados. Em seguida, na cadeira transmissora, denominada Telemetry, é modulado em BPSK (Binary Phase-shift Keying) para o reenvio à ERB com informações relacionadas à saúde e status do satélite.
Palestrante: Marcos Roberto Martins de Souza - Estudante de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Estadual de Campinas
Marcos Roberto Martins de Souza, estudante de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Estadual de Campinas, apaixonado pelas áreas de processamento digital de sinais e comunicações sem-fio. Desenvolvedor do projeto financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento) com o título: Sistema de comunicação reconfigurável para satélites de baixa órbita baseado na tecnologia de Rádio Definido por Software.
Recepção Móvel na TV 3.0: um caso de estudo com a tecnologia Advanced ISDB-T
Este artigo apresenta os resultados de testes de recepção móvel em campo do Advanced ISDB-T no Rio de Janeiro, tomando como parâmetros os requisitos definidos na chamada de propostas para a TV 3.0. Esse cenário é particularmente desafiador, devido à topografia acidentada e à presença de grandes corpos d’água. Destaca-se que diferentemente dos testes no Japão, que buscavam uma alta taxa de transmissão, os testes realizados na cidade do Rio de Janeiro visam avaliar a robustez e o desempenho do sistema em diversas condições de recepção, validando assim critérios pré-estabelecidos.
Palestrante: Pedro Vladimir Gonzalez Castellanos - Professor - Universidade Federal Fluminense
O Professor Pedro possui graduação em Engenharia de Sistemas – Universidad Francisco de Paula Santander (2001), Diploma de graduação em Engenharia de Computação reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 2010, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas, atuando principalmente no seguinte tema: Caracterização e Modelamento do Canal de propagação para sistemas de comunicação sem fio. Possui conhecimento em linguagens de programação C, C++ e ampla experiência em Matlab. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na pós-graduação.
|
|
Conectividade |
Sala 3
Tecnologias de Nuvem
Moderador: Eduardo Lopes - Diretor de Tecnologia da Rede Amazônica
Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.
Camera To Cloud: A maneira mais rápida, fácil e segura para obter vídeos de câmeras aos colaboradores, em qualquer lugar do mundo.
Primeiro havia filme, que tinha que ser revelado. Então veio a fita, que tinha que ser digitalizada. Depois havia arquivos em discos rígidos. Sem mencionar o transporte. Agora está na nuvem. Isso muda tudo.
Frame.io foca em colocar suas equipes mais próximas dos assets o mais rápido possível. Recentemente lançamos a tecnologia C2C Camera to Cloud para reduzir o tempo gasto para obter arquivos de áudio e vídeo dos sets de produção diretamente para as equipes de pós-produção, para que todos possam iniciar o workflow de trabalho colaborativo imediatamente, ninguém está esperando mais que os HDS sejam enviados.
Palestrante: Luis Bechtold - Gerente Estratégico - Adobe Sytems
Atualmente liderando Desenvolvimento Estratégico Adobe de Soluções Enterprise SaaS Adobe Creative Cloud com os Clientes Corporativos e Parceiros de Indústria para acelerar o crescimento de negócios e a inovação de produtos.
Líder com foco em clientes com mais de 20 anos de experiência na Indústria de Mídia Digital e Entretenimento.
A migração do broadcast para a Cloud e por que o FAST dominará os próximos 20 anos da TV
Saiba por que a Amagi acredita que todas as transmissões estão fadadas a migrar para a cloud e por que a Amagi acredita que os canais FAST dominarão o setor de transmissão nos próximos 20 anos.
- Por que Cloud? Como as soluções cloud-native de última geração podem aumentar e substituir os uplinks e data centers on-remise tradicionais. Como a nuvem permite cargas de trabalho flexíveis, redundância integrada, novas receitas e agilidade nos negócios.
- Por que FAST? Uma breve história da evolução do Free Ad-supported Streaming TV.. Por que os dispositivos de TV conectada conquistaram mais de 70% do mercado de TV gratuita e paga?
Palestrante: Paul Finster - VP, Global Business Development - Amagi
Paul Finster é um executivo de tecnologia com experiência e histórico em Solution Selling, Prestação de Serviços e Operações, Desenvolvimento de Produtos e Engenharia de Software em diversos setores, trabalhando agora ênfase no mercado de Mídia e Entretenimento. Na Amagi, ele é responsável pela Inovação em Streaming e Desenvolvimento de Negócios.
Planejando sua jornada de playout na nuvem híbrida
Vinicius discutirá a importância de criar uma estratégia sólida na hora de planejar sua jornada para a nuvem e em quais circunstâncias seria viável operar totalmente na nuvem ou quando não é!
Dito isso, entende-se que as emissoras podem não querer seu playout na nuvem ainda, então nesta breve apresentação Vinicius discutirá por que isso acontece. Ele também falará sobre os benefícios do playout em nuvem híbrida, o que as emissoras precisam considerar ao planejar suas estratégias de implementação desses fluxos de trabalho e a variedade de modelos de implantação de playout que surgiram à medida que o setor se diversifica ainda mais em diferentes ofertas de transmissão, como canais dinâmicos FAST ( serviços de streaming de TV gratuitos com suporte a anúncios).
Palestrante: Vinicius Val de Casas - Solution Architect / Project Manager - Pebble
Vinicius Val de Casas atua no setor de broadcast há mais de 20 anos com ampla experiência no suporte de soluções para redes integradas, sistemas de vídeo e dados.
Ocupou diversos cargos seniores em organizações renomadas e altamente respeitadas, como TV RECORD, BAND, SBT e ESPN Brasil, além de grandes integradores de sistemas. Sua experiência abrange funções de desenvolvimento de negócios e vendas, bem como em funções técnicas e operacionais. Nos últimos 5 anos, ele concentrou sua carreira nas áreas de automação de playout, fornecendo soluções de transmissão líderes nos mercados brasileiro e global.
O impacto das inovações em nuvem e streaming nas emissoras da América Latina
Grandes transformações estão acontecendo na indústria de vídeo LATAM, principalmente um aumento no consumo de streaming de vídeo e aceleração na adoção da nuvem. Durante esta apresentação, os participantes terão insights sobre o futuro da TV linear, bem como as oportunidades de crescimento relacionadas à entrega de OTT. Esta sessão falará sobre as tendências tecnológicas que impactam as emissoras e provedores de serviços de vídeo da América Latina, incluindo como o SaaS emergiu como um modelo de negócios popular. A sessão também detalhará estudos de caso recentes, destacando novos desenvolvimentos no playout; statmux; distribuição; transmissão de esportes ao vivo, incluindo inserção de anúncios dinâmicos e de latência ultrabaixa; qualidade de vídeo e outras inovações para permitir experiências de visualização excepcionais para monetização aprimorada.
Palestrante: Eliésio Silva Júnior - Diretor de Vendas Brasil - Video Solutions Harmonic
Eliésio Silva Júnior é diretor de vendas da Harmonic no Brasil para as soluções de vídeo da empresa. Ele gerencia as vendas diretas para contas-chave, além de planejar e executar a estratégia de crescimento da empresa no Brasil. Eliésio tem mais de 27 anos de experiência profissional em engenharia de televisão para grandes empresas multinacionais e nacionais, incluindo Globosat e TV Globo. Antes disso, Eliésio foi gerente LATAM e líder regional de vendas de vídeos da Tektronix. Eliésio é graduado em licenciatura em eletrônica pela FABES, MBA em gestão empresarial pela Universidade Veiga de Almeida e MBA em TV digital e novas mídias pela Universidade Federal de Niterói. Além disso, Eliésio possui formação técnica em eletrônica e telecomunicações.
|