
Tecnologias de Produção: O futuro já chegou
Automação da produção, experiências imersivas e storyliving são formas de aproximar o público e aumentar a audiência
O painel “Tecnologias de Produção: o futuro já chegou”, moderado por Luiz Carlos Abrahão, diretor de tecnologia da Globo (DF), agregou diferentes players do mercado para exibir e discutir as inovações em tecnologias de produção para broadcast.
A sessão contou com uma instigante palestra da repórter Bárbara Lins, da Globo Brasília, entitulada “Nada será como antes! A visão de uma jornalista sobre as novas formas de produção de conteúdo”.
Bárbara elencou experiências de automação e imersão em jornalismo realizadas por veículos como a BBC de Londres, que está testando robôs jornalistas capazes de reproduzir diferentes entonações de voz, ou a Al Jazeera, do Catar, que, em 2008, já oferecia iPhones aos seus repórteres buscando aproximar os telespectadores dos fatos. A palestrante lembrou também que jornais como The Guardian e The New York Times já oferecem conteúdos em VR em suas versões digitais.
“A minha busca pelas novas tecnologias começou de uma inquietação por entender essa nova realidade. ‘Ninguém é de ninguém’ no mundo de hoje. Uma estagiária do G1, recentemente, conseguiu uma imagem do Eduardo Cunha sendo preso utilizando um celular. Produtores estão, cada vez mais, atuando como repórteres e vice-versa. O processos estão cada vez mais rápidos e velozes”, frisou.
A jornalista da Globo destacou ainda que a BBC já está produzindo conteúdos para aplicativos na vertical. “São vídeos curtos, resumos. Nunca é demais lembrar da previsão de que o consumo de vídeos via mobile só tende a crescer. Por isso, no DF TV, já estamos testando oferecer chamadas para o nosso telejornal via redes sociais com vídeos na vertical especificamente produzidos para as novas mídias.”
A tendência é o storyliving com o público inserido nas notícias. “Vai ter robô, vai ter automação, mas, enquanto a gente tiver tecnologias que nos aproximem do público, nós jornalistas teremos espaço”, concluiu Bárbara a uma plateia atenta.
Amaury Filho, gerente de vendas da Ross Video, abordou a automação de sistemas de produção de conteúdo em sua palestra.
Essas tecnologias estão sendo bastante requisitadas no Brasil e no mundo, de acordo com ele, porque trazem algo que é uma necessidade: reduzir custos, produzir mais e aumentar qualidade de conteúdos, “uma equação muitas vezes difícil de resolver”.
“A automação da produção permite realizar operações complexas e ágeis. É uma solução de longo prazo que vem sendo adotada nos grandes centros, como Canadá e Estados Unidos, em um momento de novas demandas de consumo, transformações tecnológicas e digitalização. Neste cenário, produzir mais com menos é uma demanda que temos recebido com “, acrescentou.
O executivo lembrou que a emissora norte-americana ABC, por exemplo, produz hardnews 24 horas com um sistema automatizado. “Um sistema de automação eficiente precisa ter flexibilidade, permitindo gerenciar o script de produção de maneira ágil e simples com controle direto se necessário. Outra coisa fundamental é a compatibilidade com o maior número de dispositivos possíveis, de diversos fabricantes”, concluiu.
SET Centro-Oeste 2017
O SET Centro-Oeste é um seminário anual – com dois dias de duração – promovido pela SET com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de conhecimentos sobre as principais tendências tecnológicas na área do audiovisual. O evento integra uma série de encontros organizados pela SET há 20 anos em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste e SET Sudeste).
Local: Brasília Imperial Hotel – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 3, Bloco H, Brasília. Fone: (61) 3425 0000
Datas: 07 e 08 de Novembro
Horário: 9h às 19h
Confira outras informações sobre o evento e a programação completa
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*Por Gabriel Cortez, em Brasília, e Fernando Moura, em São Paulo