Em um mundo fascinado por vídeo, o satélite continua sendo uma importante plataforma de distribuição

Em uma época de tecnologias emergentes e mudanças nas preferências do consumidor, uma coisa permanece clara: as pessoas adoram assistir a vídeos.
De esportes e eventos ao vivo a notícias e entretenimento, o vídeo continua sendo o conteúdo mais atraente, mesmo quando distribuído e consumido de novas maneiras e em vários dispositivos. E dependendo do gênero de conteúdo, os espectadores têm diferentes expectativas a respeito do que procuram. Por exemplo, para eventos esportivos ao vivo, uma qualidade de imagem cristalina é obrigatória, enquanto um vídeo de resolução mais baixa pode ser suficiente para vídeos amadores, levando a mudanças na forma como os proprietários de conteúdo e as emissoras distribuem o conteúdo.
O satélite sempre desempenhou um papel crítico no fornecimento da experiência de vídeo de alta qualidade que os espectadores esperam, quer seja diretamente nas residências dos consumidores ou entregando conteúdo localmente para distribuição final em OTT, IPTV e redes a cabo. E essa tendência continua de acordo com dados globais do relatório anual mais recente do “Satellite Monitor” SES - a principal contabilidade do setor sobre o alcance da TV por satélite. Em toda a indústria, o satélite é usado em quase 40% dos 270 milhões de lares europeus com TV, quase o dobro do cabo e mais do que Free-to-Air e o IPTV combinados.
Quando se trata de confiar em satélites para conteúdo de alta qualidade, o mesmo relatório mostra que 186 milhões de lares na Europa receberam conteúdo HD no ano passado, quase 69% do mercado total e um aumento de 17% em relação a apenas quatro anos atrás. Não é surpreendente, já que o satélite é capaz de oferecer uma experiência de visualização imersiva e de alta qualidade de maneira econômica em amplos mercados geográficos.
Nossos canais de transmissão são essenciais para nossos negócios, por isso estamos felizes em continuar e expandir nossa parceria de longa data com a SES para fornecer transmissão confiável e de alta qualidade para nossos clientes em todo o Reino Unido e Irlanda.
Simone Borkar, diretora de engenharia de transmissão da QVC na Europa
Na SES, vemos a necessidade de conteúdo de qualidade todos os dias, pois oferecemos 3.130 canais em HD ou UHD em todo o mundo, com 28% deles na Europa e crescendo constantemente nos últimos anos. Desde que lançamos nosso primeiro satélite – ASTRA 1A – em 1989, aumentamos nossa oferta para a distribuição de vídeo em nossa posição orbital leste de 19,2 graus. Hoje, essa posição de 19,2 chega a 117 milhões de lares – metade de todos os lares com TV no mercado europeu via satélite, cabo ou IPTV – e oferece 50% de seus canais em HD. Enquanto isso, no Reino Unido e na Irlanda, a SES atinge 18 milhões de casas de TV com forte oferta de alta definição, 25% do total de canais na região, por meio de nosso satélite em 28,2/28,5 graus leste.
Como os telespectadores valorizam o acesso a uma ampla variedade de conteúdo de vídeo de alta qualidade, as emissoras continuam a recorrer ao satélite para atender à demanda. Apenas nos últimos meses, a SES anunciou renovações importantes, incluindo  Sky UK, QVC UK, CANAL+, Discovery Deutschland e muito mais.
A entrega via satélite tem sido a base de nosso negócio de TV e continuará a desempenhar um papel importante em nosso futuro.
Patrick Behar, diretor de negócios da Sky
Reconhecendo a importância da entrega de vídeo via satélite na Europa, a SES anunciou no final do ano passado que encomendou dois novos satélites de banda Ku  da Thales Alenia Space para atender ao mercado europeu. Localizado a 19,2 graus leste, o ASTRA 1P será usado para oferecer a mais alta qualidade de imagem para o público mais amplo possível e o ASTRA 1Q, um satélite digital de última geração capaz de oferecer suporte tanto para vídeo direto para casa quanto para serviços de dados.
Enquanto o sucesso dos Buggles – Video Killed the Radio Star – na MTV marcou o início da era da TV paga via satélite e cabo, a demanda do consumidor por conteúdo de vídeo de alta qualidade acessado em vários dispositivos significa que a entrega de vídeo via satélite veio para ficar.