Amagi e AD Digital: Transformando a Transmissão ao Vivo por Meio da Tecnologia em Nuvem, FAST e Eventos Single

Por: Kalaivani Sivasankaran, Senior Director – Product Marketing

Produzir eventos ao vivo costumava exigir recursos substanciais, incluindo planejamento, tempo, energia, hardware e despesas. Historicamente, escalar para eventos ao vivo era bastante caro devido à dependência de décadas dos broadcasters em métodos tradicionais de transmissão e infraestrutura local. Uma vez iniciados esses sistemas locais, interromper seu uso era desafiador, o que levava a despesas associadas mais altas. Felizmente, esse processo intensivo em recursos se tornou mais flexível e econômico com o advento da tecnologia em nuvem, que em grande parte minimizou a necessidade de deslocamentos técnicos, reduziu os custos operacionais e otimizou o uso de recursos.

Hoje, com opções over-the-top (OTT) trabalhando ao lado da TV a cabo, adotar um fluxo de trabalho unificado é essencial para alcançar um público mais amplo. Felizmente, a tecnologia em nuvem evoluiu a ponto de tornar a entrega de eventos ao vivo únicos (SLEs) cada vez mais viável, demonstrando um ROI imediato. Enquanto isso, espectadores e plataformas exigem uma experiência de visualização semelhante à da TV a cabo em seus serviços de streaming, completa com gráficos robustos, qualidade de áudio superior, opções de personalização, segmentação precisa de anúncios, análises avançadas e insights acionáveis. As operações legadas centradas em hardware não são mais suficientes para lidar com todas essas expectativas. Isso torna a tecnologia em nuvem crucial não apenas para distribuição, entrega e gestão de ativos, mas também para qualidade de conteúdo, monetização e engajamento dos espectadores.

Por Que os Broadcasters Adotam a Migração para a Nuvem: Eficiência, Segurança e Escalabilidade

Hoje, a decisão de migrar para a cloud já não é um processo tão complicado, levando em consideração os inúmeros benefícios que a nuvem pode oferecer em comparação com as soluções locais.

Por um lado, a automação da exibição, distribuição e monetização na nuvem simplifica a gestão de recursos, otimizando assim os custos e melhorando o ROI. Embora a gestão e alocação de recursos para aplicativos ao vivo e não ao vivo possam exigir colaboração direta entre o broadcaster e o provedor de nuvem, esse processo muitas vezes pode ser manual e árduo. Provedores de SaaS oferecem uma suíte de ferramentas de processamento especializadas e desenvolvidas para esse fim, que automatizam a escalabilidade de recursos com base nos cronogramas de programação. Essas ferramentas são particularmente benéficas para cenários de SLE, pois garantem o provisionamento eficiente de recursos de acordo com os horários de início e término do evento. Essa abordagem ajuda broadcasters e provedores de nuvem a minimizar desperdícios e otimizar o uso de recursos.

Outro benefício é a segurança e confiabilidade. Provedores de cloud SaaS respeitáveis não apenas tornam suas soluções disponíveis para qualquer plataforma de nuvem escolhida pelos usuários, mas também aproveitam os protocolos de segurança e conformidade embutidos que essas plataformas possuem para as contas de nuvem dos próprios usuários. Embora esses provedores nem sempre mantenham sua própria infraestrutura em nuvem, a parceria com empresas como Amazon e Google permite que utilizem essas plataformas em nome de seus usuários finais. Ao fazer isso, eles podem utilizar essas principais plataformas de nuvem para proteger o conteúdo com medidas robustas de segurança e conformidade, garantindo assim aos usuários finais que seu conteúdo permanece seguro.

Acima de tudo, a principal vantagem da nuvem reside em sua escalabilidade e preparação para o futuro, ambos permitindo que os provedores de SaaS alinhem suas ferramentas às necessidades de vários eventos ao vivo e casos de uso em evolução. Ter acesso constante aos recursos e funcionalidades mais recentes permite que os broadcasters permaneçam à frente da curva e reduz a necessidade de autogestão extensa. Na prática, as empresas podem se concentrar em suas atividades principais sem o fardo de gerenciar hardware de infraestrutura, lidar com falhas de hardware ou atualizações disruptivas que podem apagar o progresso.

Sinergia entre Cloud, CTV, FAST e Canais Pop-up

A popularidade do FAST (Free Ad-supported Streaming Television) não teria sido alcançada sem uma combinação de avanços na tecnologia em nuvem e a crescente prevalência da CTV (Connected TV). Por estarem conectadas à internet, as CTVs, plataformas OTT e a nuvem estão abertas à coleta de métricas de visualização mais ricas, como padrões de visualização por região, impressões de anúncios e mais. Para se beneficiar desses dados, os broadcasters precisarão de ferramentas de análise e inserção de anúncios no lado do servidor para personalização de conteúdo e segmentação de anúncios mais estratégicas, bem como KPIs predefinidos para captura, medição e análise eficazes dos dados. Essa experiência personalizada e curada atrai os espectadores a ver o FAST como uma alternativa mais acessível e dinâmica em relação à transmissão tradicional, TV a cabo e streaming sob demanda, daí seu crescimento profundo.

Da mesma forma, as CTVs oferecem espaço nobre para oportunidades de monetização e interação em canais FAST, particularmente no banner inferior. Essa posição facilita a descoberta de canais pelos usuários – tudo sem a necessidade de uma assinatura – e a configuração pelas plataformas. De fato, o banner inferior parece estar ganhando popularidade, provavelmente devido em parte à preferência da geração mais jovem por experiências publicitárias mais curtas e ao aumento do consumo de conteúdo móvel/OTT em regiões onde a TV a cabo é muito cara. Unificar todas essas estratégias de CTV na nuvem oferece uma vantagem significativa em termos de automação e personalização.

Essa combinação da nuvem e FAST liderado pela CTV tornou a perspectiva de eventos pop-up muito mais viável, lucrativa e econômica. Com a adoção da tecnologia em nuvem para SLEs, a necessidade de investimento inicial e dependência de infraestrutura de hardware foi significativamente reduzida. Em vez disso, os broadcasters podem prontamente provisionar infraestrutura em nuvem para a duração de um evento e encerrá-la assim que o evento terminar. Além disso, graças ao modelo de suporte publicitário, os espectadores podem sintonizar eventos ao vivo gratuitamente e desfrutar de anúncios discretos, melhorando assim a experiência de visualização enquanto impulsionam uma melhor monetização.

Essa flexibilidade é altamente vantajosa para proprietários de direitos e detentores de todos os tipos de transmissão ao vivo, incluindo esportes, música, esports, notícias, eventos políticos e outras ocasiões especiais. A tecnologia em nuvem permite que os broadcasters executem fontes ao vivo redundantes para eventos paralelos, hospedando efetivamente várias transmissões ao vivo de forma síncrona com a capacidade de escalá-las. Essa escalabilidade oferece uma vantagem significativa para os broadcasters, pois eles podem rapidamente multiplicar de alguns eventos para um número maior quando necessário. Como resultado, os broadcasters podem expandir seu inventário além da posse de direitos premium, oferecer uma gama mais ampla de conteúdo, expandir a distribuição por meio de aplicativos D2C, aumentar o público e aumentar as receitas publicitárias.

Em essência, a capacidade da nuvem de impulsionar canais pop-up para SLEs permite que os broadcasters se tornem mais eficientes com suas ofertas de conteúdo. Eles não precisam mais investir significativamente em sistemas de produção ao vivo e exibição caros apenas para justificar essas despesas com uso prolongado dos sistemas. Em vez disso, eles podem superar os limites impostos por esses sistemas aos direitos de conteúdo, escalando para cima e para baixo conforme necessário e, assim, maximizando tanto o alcance quanto a receita. E com o sucesso desses canais pop-up, os espectadores podem considerar sintonizar canais curados 24/7 com programação interativa, onde os broadcasters podem alcançar ainda mais profundamente seus públicos-alvo e proporcionar aos anunciantes ainda mais oportunidades de impressões.

Como Canais Curados na Nuvem Podem Aumentar o Alcance e o Engajamento do PúblicoO potencial de crescimento dentro da transmissão ao vivo, especialmente na arena digital de ritmo acelerado, é realmente empolgante. O que o torna tão atraente não é apenas seu potencial de crescimento, mas também seu alcance global. O céu é o limite quando se trata das oportunidades que estão por vir, e a chave para desbloquear essas oportunidades é a capacidade de alcançar um público massivo enquanto também oferece canais curados para eventos ao vivo. Esses canais forneceriam um meio altamente focado de conectar-se com públicos-alvo, tornando-os uma das oportunidades mais significativas em termos de crescimento e precisão na segmentação.

Os broadcasters podem descobrir imensas possibilidades criativas por meio da abordagem única de criar canais curados para fãs e garantir que o público certo esteja engajado ao longo dos eventos ao vivo. Um canal pop-up habilitado para a nuvem é uma ótima maneira de testar as águas – tudo sem investimentos de hardware caros – e ver o impacto que esse conteúdo de nicho pode ter. Além disso, o FAST liderado por CTV pode fazer mais do que apenas cortar para um intervalo comercial; ele também pode incorporar gráficos criativos – como visualização picture-in-picture, sobreposições e mais – para promover marcas de forma integrada. Como resultado, os broadcasters não apenas verão um ROI imediato, mas também ganharão seguidores para suas outras propriedades, garantindo assim maior alcance e monetização no futuro.

A transição em toda a indústria para o FAST habilitado para a nuvem continuará a ganhar impulso, especialmente no âmbito da transmissão ao vivo. O FAST já está desempenhando um papel significativo em tornar o conteúdo acessível, integrando anúncios de forma integrada e simplificando o processo de descoberta e streaming. Mas para alcançar ainda mais pessoas, a curadoria de conteúdo de nicho para SLEs desempenhará um papel fundamental e garantirá que esse conteúdo encontre um lar e um público global. Graças à simplificação dos custos e logística pela nuvem, utilização e automação de ferramentas de processamento, gestão inteligente de recursos e suporte para transmissões e eventos ao vivo simultâneos, tudo isso é possível.

Originalmente publicado em: SVG News

Sobre a AD Digital

Fundada em 1994, a AD Digital é uma empresa líder no mercado de Mídia e Entretenimento, especializada na criação de soluções digitais e serviços gerenciados para impulsionar a transformação digital na indústria. Com essa experiência, a AD Digital tem um histórico comprovado de cocriação de soluções inovadoras e personalizadas para seus clientes, ajudando-os a navegar com sucesso na era digital.

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Sobre a Amagi

A Amagi é uma empresa de tecnologia de mídia de última geração que oferece soluções de transmissão em nuvem e publicidade segmentada para plataformas de TV linear e streaming. Ela permite que os proprietários de conteúdo lancem, distribuam e monetizem canais lineares ao vivo em plataformas de TV e serviços de vídeo gratuitos com suporte de anúncios. A empresa também oferece serviços gerenciados na nuvem 24×7, trazendo simplicidade, automação avançada e transparência para toda a operação de transmissão. No total, a Amagi apoia mais de 700 marcas de conteúdo, 800 cadeias de playout e mais de 2100 entregas de canais em sua plataforma em mais de 40 países. Ela está presente em Nova York, Los Angeles, Londres, Paris, Melbourne, Seul, Singapura, com operações de transmissão em Nova Delhi e um centro de inovação em Bangalore.

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