CES 2022: Sony mostra SUV com operação remota e conexão 5G

Carros têm conexão à nuvem via 5G, operação remota e segurança reforçada com WDR, sensores CMOs e atualizações de software over the air (OTA)

Foto: Divulgação

A Sony Group Corporation anunciou na CES 2022, maior feira de eletrônicos de consumo que aconteceu em Las Vegas, Estados Unidos, de 5 a 8 de janeiro, a segunda etapa do seu projeto “VISION-S”, e anunciou que avançará na construção de carros elétricos como ‘Sony Mobility Inc’.

Para demonstrar este conceito no mundo real, a Sony iniciou testes de vias públicas na Europa em dezembro passado, e iniciou testes de verificação da segurança e experiência do usuário da tecnologia de imagem e sensor instalada dentro e fora do veículo, e a sistema de interface de máquina (IHM). A empresa iniciou os testes de direção 5G em abril de 2021 e continuará aplicando suas tecnologias de ponta para fornecer novas experiências no campo da mobilidade, que está passando por uma mudança para veículos elétricos (EV).

No evento, em Las Vegas, apresentou um veículo protótipo do tipo SUV (VISION-S 02) que utiliza a mesma plataforma EV/nuvem do protótipo (VISION-S 01), que está sendo testado em vias públicas. “Ao oferecer experiências de entretenimento utilizando o grande espaço interior e variações nos 7 lugares, este novo protótipo irá, juntamente com o VISION-S 01, promover a acomodação de uma grande variedade de estilos de vida numa sociedade onde os valores são cada vez mais diversificados”, explica a empresa.

Mobilidade segura e protegida

O sistema, explica a empresa japonesa, “oferece suporte à condução segura, reconhecendo e analisando o ambiente ao redor em tempo real, com sensores instalados em 360 graus ao redor do veículo. Esses sensores incluem sensores de imagem CMOS de alta sensibilidade, alta resolução e ampla faixa dinâmica (WDR) e sensores LiDAR que detectam com precisão o espaço tridimensional. Além disso, o sistema proporciona uma interação intuitiva do motorista em conjunto com o sistema de som do veículo e o sistema HMI, para que ele possa avaliar com precisão o estado do ambiente ao redor, como a presença de veículos de emergência.

Foto: Divulgação

Os sensores de tempo de voo (Time-of-Flight – ToF) são usados ​​para fornecer funções de monitoramento para autenticação do motorista e para vigiar os passageiros. Eles também suportam gestos intuitivos e comandos de voz destinados a melhorar a usabilidade da interface do carro. Além disso, para oferecer um ambiente adequado às preferências de cada usuário, o veículo incluirá uma nova função que permite aos usuários personalizar o tema de exibição e os sons de aceleração e desaceleração do veículo.

As configurações do veículo, travas de chave e configurações do usuário podem ser sincronizadas vinculando o veículo à nuvem usando comunicação móvel, incluindo comunicação 5G, que apresenta recursos de baixa latência, alta capacidade e alta velocidade. Além disso, “como as atualizações são refletidas no veículo via over the air (OTA), é possível fornecer segurança e evoluir continuamente as funções de serviço e ofertas de valor agregado”.

Operação remota

Utilizando as tecnologias internas da Sony e o conhecimento de tecnologia de comunicação e segurança cultivados por meio do desenvolvimento de smartphones, a empresa “posicionou a operação remota como uma tecnologia importante em antecipação à chegada da era da direção autônoma. Para conseguir isso, a Sony realizou experimentos de condução conectando o Japão e a Alemanha com 5G e está trabalhando com seus parceiros para obter transmissão de baixa latência (sinais de vídeo e controle) e controle de comunicação (monitoramento e previsão) usando o sistema de telemática instalado no VISION-S 01”.

Mais informação, clique aqui

Por Fernando Moura, em São Paulo