
As melhores novidades da indústria estarão no SET EXPO
Prévia SET EXPO 2016
Nas páginas a seguir, apresentamos as principais novidades e os principais desenvolvimentos que alguns dos mais importantes players do mercado audiovisual exibirão no SET EXPO 2016, evento que contará com mais de 400 empresas brasileiras e internacionais expondo os seus produtos a representantes da indústria broadcast latino-americana. A edição 2016 da maior Feira de Broadcast & Novas Mídias da América Latina se realizará no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, entre 30 de agosto e 1 de setembro de 2016.
Por Redação
O SET EXPO ocupará, neste ano, uma área de exposição de 15 mil m², onde estarão montados estandes das empresas referência no setor de equipamentos, tecnologias e serviços do mercado de radiodifusão, telecomunicações, audiovisual e novas mídias. A área será dividida em pavilhões temáticos e internacionais para facilitar a localização dos visitantes.
Toda a cadeia produtiva do setor de broadcast – da produção à entrega – estará presente no SET EXPO, com soluções e modelos de negócios inovadores, com o objetivo de apresentar e discutir as inovações técnicas, as regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção, desde a criação até a distribuição.
O evento é composto pelas Conferências e pela Feira de Produtos e Serviços. Nas conferências, os participantes discutem o gerenciamento, a produção, a transmissão e a distribuição de conteúdo eletrônico multimídia e debatem as normas e regulamentações vigentes com foco no cenário atual e futuro das telecomunicações.
Na Feira, os principais fabricantes do mercado nacional e internacional exibem os seus produtos para um público que representa toda a cadeia produtiva da área audiovisual e da radiodifusão. A seguir, apresentamos um “aperitivo” de quais serão os principais anúncios e lançamentos das empresas no SET EXPO 2016.
Foccus
Foccus apresentará o Smarttelecaster Zao Encoder H.265/ HEVC, da empresa japonesa Soliton, no SET EXPO 2016. É o primeiro codificador H.265/HEVC móvel do mundo que transmite vídeo em movimento com alta qualidade e robustez, mesmo em locais com largura de banda extremamente limitada. Os responsáveis da Foccus, distribuidora local, afirmam que o “Soliton Zao é excepcionalmente estável e ideal para streaming móvel, esportes ao vivo e aplicativos de jornalismo, conectando até seis modems móveis para transmitir vídeo de alta qualidade, e dois canais de áudio através redes 3G/4G/Wi-Fi”. A inclusão do padrão de compressão de vídeo H.265/HEVC e a tecnologia proprietária conhecida como RASCOW “garantem a combinação perfeita para uma eficiente transmissão, com a qualidade da imagem Full HD a uma melhor taxa de bits. O codificador funciona com baixa latência de transmissão de vídeo/áudio e o áudio é tratado como alta prioridade, com reserva de largura de banda dedicada para o suporte de transmissão contínuo de até dois canais de áudio, permitindo maior confiabilidade”.
EUTELSAT DO BRASIL
A Eutelsat tem desenvolvido diversas ações e apresentado os seus produtos no SET EXPO e nos SET Regionais desde o seu desembarque no Brasil. Hoje, a empresa disponibiliza 39 satélites a clientes que incluem radiodifusores e associações de radiodifusão, operadoras de TV paga, provedores de serviços de Internet, dados e vídeos, empresas e agências governamentais.
No SET EXPO 2016, o destaque da companhia será o satélite EUTELSAT 65 West A, que já está operando para o Brasil. O dispositivo combina, segundo os responsáveis da multinacional, potência, flexibilidade e eficiência. Trata-se de um satélite tri-band de alta capacidade para múltiplas aplicações, localizado na posição orbital 65° Oeste, um lugar “privilegiado para serviços de vídeo no Brasil em banda C, e otimizado para o mercado local de DTH em banda Ku. É a escolha certa para a transmissão de TV digital no Brasil”, argumentam os desenvolvedores da marca.
BIQUAD BROADCAST
A empresa de Santa Rita do Sapucaí (MG) apresenta o seu mais novo lançamento para o mercado nacional no SET EXPO 2016, o DAP Uno, um processador de áudio digital, on air, com cinco (5) bandas de processamento e que inclui opções de cards que ampliam as suas funcionalidades. “O seu poder de processamento e a eficiência em fornecer um som de excelente qualidade, loudness e definição, aliado a todas as suas funcionalidades, o tornam único em sua categoria de preço, sendo, atualmente, o equipamento de melhor relação custo beneficio do mercado”, afirmam os criadores da solução.
Com um AGC inteligente de entrada e mais cinco (5) bandas independentes de processamento, com algoritmos sofisticados de mascaramento de distorções, o equipamento proporciona um áudio extremamente poderoso sem artefatos, limpo, claro e definido, possibilitando a emissora uma extrema competitividade no ar com um custo muito reduzido.
O novo processador também acompanha um software de controle altamente intuitivo e fácil de operar baseado em PC. Com o software, é possível acessar com mais eficiência e facilidade todos os controles do equipamento, possibilitando ao usuário personalizar o som e criar diferentes presets, além de poder escolher entre os 20 já pré-configurados de fábrica.
VICTOR DO BRASIL
A empresa paulista apresentará aos visitantes do SET EXPO 2016 o software de automação EVA Automation para servidores da linha K2 da Grass Valley. A solução desenvolvida pela empresa brasileira possui interfaces selecionáveis em português, inglês e espanhol e já “foi aprovada e homologada pela Grass Valley”.
Outro destaque será a apresentação do servidor de vídeo de alta performance Andromeda, que “fornece excelente flexibilidade e confiabilidade para operações profissionais em broadcasting com hardware baseado em Servidor Lenovo/IBM e placas da família Matrox com comandos por protocolos AMP e VDCP compatível com o EVA Automation e outros softwares usuais de automação”. O Andromeda cumpre, ainda, todos os requisitos de Closed Caption e de Áudio Descrição da legislação brasileira, segundo a companhia.
A Victor do Brasil também apresentará produtos para a área de broadcasting com hardware e software de desenvolvimento próprios e fabricados no Brasil, “gerando oportunidade para as nossas emissoras adquirirem equipamento 100% nacional com parâmetros técnicos internacionais, tais como o Antares-Routing, um switcher de 16 canais SDI HD/SD com oito (8) saídas, podendo ser usadas para rotear sinais dentro da emissora ou também efetuar operação de master switcher com recurso de “Clean Switching”. A companhia exibirá, ainda, o DISTX- Distribuidor SDI HD/SD e ASI, módulos de uma entrada e seis (6) saídas em gabinete de 1U e 2U com monitoramento e preset por protocolo RS-485.
PHASE/EVERTZ
A integradora brasileira Phase, em parceria com a canadense Evertz, apresentará o Dream- Catcher no SET Expo 2016: “o mais robusto, escalável e moderno sistema de replay baseado em IP da indústria, com capacidade para trabalhar em produções HD e 4K”. O produto estará disponível nas versões com 8 e 16 canais 3G/ HD-SDI e permite que cada canal seja configurado como entrada ou saída a qualquer momento, informa a marca.
O DreamCatcher possui multiviewer integrado e painel de controle remoto com tela touch screen, permitindo uma rápida e amigável operação nas aplicações ao vivo, especialmente nos eventos esportivos.
A empresa, que conta com um conjunto de parceiros internacionais e um corpo técnico próprio para o desenvolvimento de soluções, integração de sistemas e assistência técnica, proporciona um suporte integrado para os mercados de Broadcast e afirma que o DreamCatcher funciona em redes de 10GE, “formando um sistema único totalmente compartilhado e capaz de ser controlado por diversos operadores simultaneamente”.
Além disso, as funcionalidades embutidas no equipamento — como zoom, tracking, edição em tempo real e integração com diversos sistemas de grafismo e slow motion — fazem da “solução a ferramenta perfeita para o seu replay”, segundo representantes da Phase.
FLORIPA TECNOLOGIA
A empresa catarinense, dedicada ao desenvolvimento de equipamentos e soluções broadcast, apresentará o Signa no SET EXPO 2016, um switcher de controle mestre HD/SD que, segundo os seus desenvolvedores, “vai além da comutação, reunindo funções de multiviewer, geração de logos, gráficos e geração de caracteres, loudness metering, Up/ Down Scalling, frame synchronizer, conversão entre formatos de closed captions, controle de nível de áudio, entre outras funcionalidades, em um único produto, a um custo acessível”.
O Signa chega ao mercado com até quatro (4) saídas PGM independentes SDI HD e SD; até 12 entradas de sinal SDI HD e SD; grafismos integrados com geração e inserção de logos (estáticos e animados), caracteres, relógios, etc.; além de conversões de HD > SD e SD > HD em todos os canais; controle de nível de áudio individual por entradas e saídas; e painel remoto com teclas dedicadas totalmente configuráveis.
STI TELECOM
A empresa de telecomunicações especializada na integração de sistemas de satélite e banda larga e no desenvolvimento de soluções turn-key personalizadas para a transmissão de conteúdos de áudio e de vídeo, “além da apresentação dos serviços e soluções que a STI presta, este ano, no SET EXPO, contará com a apresentação de alguns equipamentos de fornecedores parceiros”.
Um deles é a Terrasat, que oferece uma família de IBUCs de alto desempenho para as soluções via satélite. A outra a Telairity, que apresentará a sua linha de equipamentos de codificação, além da TVU, com equipamentos de excelente qualidade para transmissão de conteúdo.
Localizada no centro do Rio de Janeiro, a STI Telecom presta serviços de turn-around no seu teleporto, com antenas para transmissão e recepção dos principais satélites com cobertura no Brasil, Américas e Europa.
TQTVD SOFTWARE
A desenvolvedora de soluções TQTVD apresentará o AstroTV+ (Plus) na edição 2016 do SET EXPO. O produto é uma evolução do AstroTV, o middleware Ginga “líder de mercado adotado pelos principais fabricantes de TV e set-top boxes, presente em mais de 15 milhões de aparelhos no Brasil e na América Latina”.
Além do suporte à interatividade Ginga, os representantes da TQTVD explicam que “essa nova versão do produto une a experiência de se assistir televisão aberta (conteúdo linear) e a WebTV (VoD), permitindo o acesso a canais de vídeo via Internet igual ao acesso a canais de TV Digital”. A nova versão do AstroTV+ conta com uma nova interface de usuário e mais serviços, como o acesso ao portal de conteúdos interativos do Governo e o suporte à acessibilidade através dos recursos de áudio locução e libras. Atende ainda à proposta do Perfil C do Ginga, que estabelece 512MB de memória RAM, 2GB para armazenamento de aplicações, e prevê o suporte à execução de um segundo vídeo, ativado por aplicações interativas.
Otimizada e voltada para conversores digitais de baixo custo, a nova versão do AstroTV+ foi embarcada em receptores distribuídos aos beneficiários do Bolsa Família através do programa Kit Conversor, que visa adaptar televisões antigas ao novo sinal digital da TV aberta. A solução oferece ainda: recursos de segunda tela (integra tablets / smartphones); OTT; PushVoD; loja de aplicativos; browser HTML5; compatibilidade com TVs de tubo (4:3), Full HD e 4K (UHD).
OPIC TELECOM
A empresa de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, apresentará o ISDB Watch no SET EXPO 2016, uma ferramenta para auditoria e controle de qualidade de transmissões no padrão brasileiro de TV Digital. A solução, afirmam os responsáveis da empresa, “possibilita a gravação ininterrupta de um canal ISDB-Tb, contando com um demodulador de qualidade profissional embarcado, sem ser necessária a aquisição de equipamentos adicionais para a recepção do seu sinal”.
Além de armazenar o arquivo Transport Stream original, também serão transcodificadas versões em baixa resolução de cada uma das streams do canal gravado, afirmam. “Durante toda a gravação os parâmetros de qualidade sinal também são registrados, contando com extração dos dados de closed captions e EPG (Eletronic Programming Guide) individualmente por stream. As gravações poderão ser exportadas completas ou em seguimentos selecionados pelo usuário”.
A solução ainda permite integrar uma ferramenta para medição dos níveis de Loudness segundo especificações da norma EBU-R128. O equipamento conta com entrada de sinal conector tipo F, pré-visualização da gravação em curso, e gravação de até quatro (4) programas do mesmo canal.
Outras funcionalidades são um gravador com reinício automático; proteção do stop do gravador e de seleção de canal do gravador; processamento de EPG e de closed captions; marcas personalizadas para exportação de trechos de gravações; exportação da gravação completa; além de acesso aos níveis de qualidade de demodulação RF Level, SNR, MER, PER, BER.
WIMOBILIS DIGITAL TECHNOLOGIES
A empresa nacional, que atua nas áreas de Televisão Digital e Comunicações em Banda Larga Sem Fio, e conta com diversas soluções consolidadas no mercado bem como o primeiro codificador de áudio e vídeo de alta definição (WM-Encoder), desenvolvido no Brasil e totalmente aderente ao ISDB-Tb (com metadados para controle de Loudness), apresentará no SET EXPO o WM-OneTV e a WM-OneTV-L, que atendem às necessidades de radiodifusão de TV Digital em formato ainda mais compacto, em uma unidade de rack.
O WM-OneTV integra as funções de Encoder de vídeo HD/SD e 1-Seg simultâneos, multiplexador e remultiplexador implementador de funcionalidades ISDB-T que conta com servidor de gerador de Guia Eletrônico de Programação (EPG), transcoder de closed caption, servidor de Interatividade e OAD, “sendo, assim, a solução de melhor custo-benefício e otimização de espaços do mercado. Ainda, possui um servidor de interatividade para aplicações Ginga”, afirmam os seus criadores.
BRASVIDEO / VIZRT
A Brasvideo, em parceira com a Vizrt, apresentará no SET EXPO 2016 o Viz Opus, uma solução compacta de controle de produção que unifica as operações de switcher e de estúdio, fornece “um sistema de automação de notícias NRCS, gráficos em tempo real e reprodução de vídeo, tudo em uma única solução”.
Viz Opus combina o Viz Engine (para exibição de vídeo e gráficos em alta qualidade) com capacidade de até oito (8) entradas e duas (2) saídas HD-SDI, além de uma saída DVI, com o sistema de automação Viz Mosart e um mixer de áudio Yamaha em um único pacote, todos integrados para funcionar em conjunto.
“O sistema só precisa de sinais de vídeo das câmeras e/ou entradas externas, gráficos e clips de vídeo para começar a produzir, já que trabalha com uma lista crescente de NRCS, incluindo ENPS, iNews, Octopus, Dalet e Annova’s OpenMedia”, afirmam os responsáveis da empresa. “A solução permite que os roteiros criados nestes sistemas sejam interpretados pelo Viz Opus e executados usando recursos internos, misturando vídeo externo e entradas de áudio com vídeo interno e gráficos para criar uma saída HD SDI IP pronta para transmissão”.
Viz Opus tem uma capacidade de vídeo playout de dois canais, permitindo exibição de clipes “back-to-back” com efeitos de transição. Também pode atuar como um controle de produção redundante, capaz de assumir a operação do controle de produção principal e retornar à operação normal em caso de necessidade.
JWSAT/TELENICK
A empresa, atuante no mercado desde 1992, apresentará os seus mais modernos produtos para rádios FM durante o SET EXPO 2016. O destaque para este ano é o novo transmissor de FM TELENICK STR1000WB. “Trata-se de um lançamento na área que promete revolucionar o conceito de equipamentos de transmissão devido à ênfase dada em portabilidade, design e eficiência durante a execução de seu projeto”, afirmam os desenvolvedores.
Com dimensões de apenas duas unidades de rack (89mm de altura) distribuídos em 12.5 kg, painel frontal construído e lapidado em aço escovado e “eficiência energética traduzida em transistores LDMOS confiáveis de mais de 80% de rendimento, além de uma única fonte operando com alta margem de segurança, é certa a escolha para qualquer rádio FM, principalmente na migração AM/FM”.
O equipamento funciona com uma potência de saída na faixa de 12000WRMS, com transmissão em banda larga e consumo inferior a 1,4KVA, segundo os responsáveis da JWSAT/TELENICK. “Oferecemos garantia de 24 meses contra quaisquer defeitos de fabricação e preço especial de lançamento durante a feira para visitantes e clientes”. A empresa também oferecerá monitores de modulação, processadores de áudio, e um link banda larga na faixa de UHF 950MHz.
SEJA DIGITAL
A Seja Digital, entidade responsável pela gestão do processo de migração do sinal de TV analógico para digital no Brasil, estará no SET EXPO 2016 para apresentar os bastidores deste processo. O trabalho da Seja Digital começou pela cidade de Rio Verde (GO), que teve o sinal analógico dos canais abertos desligados no primeiro semestre deste ano. A entidade já está atuando no processo de desligamento do Distrito Federal e entorno, que deve ser concluído em 26 de outubro, e se prepara para anunciar sua atuação em São Paulo.
O diretor geral da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto; o diretor técnico da entidade, Gunnar Bedicks; e Patricia Abreu, diretora de Comunicação; participarão de painel especial para falar da experiência adquirida em Rio Verde e do planejamento de atuação nas próximas cidades. O switch-off do sinal analógico, remanejamento de canais, atuação para mitigação de possíveis interferências, processo de comunicação e mobilização da população são alguns dos temas a serem apresentados pelos executivos.
“Será uma oportunidade única”, afirma Martelletto. “Os profissionais que participarem do painel e visitarem nosso estande no SET EXPO 2016 terão acesso a informações técnicas sobre os bastidores de um processo que está colocando o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido”.
DIGILAB
A empresa, com sede em Florianópolis, Santa Catarina e “centros operacionais” em São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe, apresentará no SET EXPO a sua aplicação PlayManager – uma solução integrada para gestão, controle e distribuição de mídia para canais de TV, plataformas OTT e mídia out of home. Trata-se de um sistema WEB que organiza e gerencia as etapas de produção, distribuição e exibição do conteúdo audiovisual, permitindo o controle total da operação.
Seus desenvolvedores afirmam que a sua gestão inicia na concepção da pauta, onde absorve diversas fontes de criação da mídia, arquivos, URL, descrições e participantes que darão origem ao conteúdo audiovisual. Nas etapas de captação e edição, possibilita agendamentos de externa, estúdios, profissionais e equipamentos envolvidos.
Com os vídeos já finalizados, o sistema possibilita a entrega automática deste conteúdo em diversos formatos, plataformas, telas, permitindo a segmentação por região com rapidez e segurança. Na parte de exibição, o PlayManager possibilita gerenciar um ou mais exibidores, criando planilhas matrizes, regras para seleção automática, manipulação de grades, inserção de logo, gráficos e animações.
A inteligência deste sistema não para por aí, como trata das mídias desde seu nascimento, utiliza os metadados para uma busca ágil e eficiente de acervos, assim como gerar diversos tipos de relatórios, inclusive o ANCINE.