
SET:30 demonstra soluções práticas de DTV+
O primeiro dia do evento que a SET realiza desde a década de 1990, em Las Vegas, durante a NAB Show, descreveu casos de uso das tecnologias para DTV+, com demonstração e apresentação de cases e exemplos práticos.
O último painel do primeiro dia do SET:30 teve como tema central “Da Teoria à Prática: Soluções Tecnológicas para o DTV+”. Foi moderado por Mauricio Felix, Diretor Executivo de Tecnologia da Globo, e como palestrantes Rodrigo Cascão, Fundador e CEO da EiTV, Boris Kauffmann, Arquiteto de Soluções Especialista em Broadcast da AWS, e Gunnar Bedicks, CTO da Seja Digital
Felix disse que “o desafio da TV 3.0 foi um sucesso” porque houve “ajuda e trabalho em conjunto”, e que agora está na hora de “prototipar, testar, evoluir a cadeia, seja da distribuição e da recepção, por isso temos certeza que teremos no final do ano um produto, e seguimos para termos produto e receptor na próxima Copa do Mundo de 2026 para podermos ver esse grande evento em TV 3.0”.
O executivo da Globo avançou para a Core de recursos da nova plataforma DTV+ e falou ainda do Orquestrador de Core com funcionalidades e integrações. “Queremos que o custo de funcionamento aumente com a receita, para isso, precisamos começar pagando pouco, com orquestração, com plataforma de microserviços e infraestrutura”.
Boris Kauffmann, Arquiteto de Soluções Especialista em Broadcast da AWS, anunciou que a empresa está “transmitindo um sinal de TV no NAB Show, com uma arquitetura em operação com demonstração conjunta com várias empresas, e demonstrou o caso com a Sinclair, no qual se emite um sinal com STLTP para estande do Enensys”.
Ele ainda avançou que a AWS trabalha em arquitetura centralizada com codificação e sinalização DTV+ na AWS, e explicou que “houve melhorias da arquitetura”. Também mencionou a arquitetura distribuída com encoder e sinalização DTV+ na borda, com o case da Globo pensando em como chegar na Afiliada, com “uma proposta, de, por exemplo, encaixar uma plataforma AWS em cada afiliada”.
Por outro lado, Rodrigo Cascão falou da integração da plataforma DTV+, trabalhamos há 3 anos com um laboratório nos Estados Unidos”. Ele falou de como integrar Broadcast e broadband juntando a transmissão OTA com a OTT, colocando em simultâneo conteúdos ao vivo por OTA e highligts de um jogo, por OTT”.
Ele explicou como trabalhar a arquitetura de DTV+ e como o EiTV 3.0 pode ser um encoder, router e demonstrou o multiplexador, que deve conversar com o orquestrador de rede para fazer a manipulação do manifesto e assim soltar o sinal com a segmentação geográfica para conectar-se ao servidor de anúncios”. Ainda falou da Inserção dinâmica de anúncios, e como criar experiências para o telespectador.
Para fechar, Gunnar Bedicks, CTO da Seja Digital, finalizou falando do trabalho da EAD, “com o processo de aceleração da TV 3.0”, com a ideia de fazer a gestão do projeto de criação das lighthouse, o de desenvolvimento de aplicativos para as TVs públicas.
Bedicks falou que pode ser que a estrutura e o projeto acabem em setembro de 2026. “O Objetivo é construir plataformas que acelerem o desenvolvimento das plataformas” com o objetivo de fomentar a indústria de equipamentos, de serviços e para o deployment positivo das empresas. O executivo disse, ainda, que a EAD está construindo uma estação piloto na cidade de São Paulo, a estação principal, uma segunda que será segmentada, e, finalmente, uma terceira em Brasília, que vai operar na nuvem, com a construção do site de transmissão para que sejam realizados os testes.
“Queremos que até julho tenhamos nos canais 7 e 8 em São Paulo um transmissor MIMO para viabilizar os testes. Na sequencia, será a estação segmentada no segundo semestre, junto com a de Brasília. Os testes de São Paulo serão de setembro de 2025 até setembro 2026. Ainda não temos moduladores que funcionem”. E finalizou afirmando que tudo é um desafio porque “ainda não existe nenhuma estação MIMO funcionando no Mundo”.
O SET:30 tem patrocínio Ouro da EiTV, CIS Group/ BeTV e SES; patrocínio Prata da AWS, Broadpeak, Eutelsat Group, Reuters e YouCast; e patrocínio Bronze da Enensys, Ideal Antenas, LineUp, Mediastream, Mirakulo, SNews, Showcase e 2Live. Ainda, apoio da MGE.
Por Fernando Moura (reportagem) e Tito Liberato (edição) em Las Vegas, USA