Fernando Meirelles afirma que está explorando novas possibilidades no cinema com câmeras portáteis

O Grupo Pinnacle e a Blackmagic Design realizaram nos estúdios da O2 Filmes, em São Paulo, o lançamento oficial no Brasil da nova câmera PYXIS 6K. O cineasta indicado ao Oscar como melhor diretor, Fernando Meirelles, ministrou uma masterclass onde compartilhou sua experiência com as câmeras, revelou detalhes do seu novo filme, “Corrida dos Bichos”, e explicou como tem utilizado câmeras menores em suas produções cinematográficas e séries.

O lançamento oficial no Brasil da câmera Blackmagic PYXIS 6K se realizou, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, e contou com uma masterclass do premiado diretor Fernando Meirelles. O evento aconteceu nos estúdios da O2 Filmes, em São Paulo e teve os ingressos esgotados.

Durante a masterclass, Meirelles explicou como está utilizando as câmeras portáteis com sensor Full Frame em suas filmagens e analisou as diferenças na captação. Durante a conversa com uma sala cheia, o cineasta afirmou que as câmeras móveis proporcionam maior liberdade de ação e são importantes para complementar a narrativa audiovisual de suas produções e que com “a câmera trabalho no improviso” porque “posso entrar na cena pensando no que os atores fazem nela” e dessa forma, explicou, “explorar novas narrativas”.

A câmera foi apresentada ao mercado mundial em abril de 2024 no estande da Blackmagic Design na NAB Show e teve sua primeira exibição no Brasil no estande do Grupo Pinnacle, em agosto, durante a SET EXPO. Agora, foi lançada oficialmente e já está disponível para os consumidores em suas três versões (PYXIS L, EF ou PL).

O lançamento ocorreu na O2 Filmes porque a produtora “é parceira da Blackmagic Design há muitos anos, desde que trocou o parque de softwares para correção de cores pelo prático e poderoso DaVinci Resolve Studio, além de também utilizar as câmeras cinematográficas da Blackmagic em diversas grandes produções”, explicou Fabio Angelini, diretor comercial do Grupo Pinnacle.

Meirelles afirmou que utilizou a câmera 6K durante as gravações do filme “Corrida dos Bichos” da Amazon e de uma minissérie que está produzindo e que o resultou é excelente. Ainda mostrou alguns trechos das gravações que não podem ser exibidas por direitos e porque ambas produções ainda não foram lançadas.

A nova Blackmagic PYXIS 6K é uma câmera digital cinematográfica Full-Frame, equipada com um sensor 6K de quadro completo de 36 x 24 mm, “com amplo alcance dinâmico (HDR) e um filtro óptico de baixa passagem que se adequa perfeitamente ao sensor. Há três modelos disponíveis com montagens EF, PL ou L, que também incluem dois gravadores de mídia CFexpress e Ethernet para compartilhar as mídias na Blackmagic Cloud. Além disso, ela grava tanto em Blackmagic RAW de 12 bits quanto em arquivos proxies H.264 ao mesmo tempo”, explicou Angelini.

Entre os principais diferenciais, destaca-se o sensor de grande formato com resolução nativa de 6048 x 4032, que “é quase três vezes maior do que um sensor Super 35 e permite filmar com profundidades de campo rasas ou usar lentes anamórficas para um visual verdadeiramente cinematográfico”. A nova câmera PYXIS 6K possui uma faixa dinâmica de 13 stops, ISO de ganho duplo para alto desempenho em baixa luminosidade (ISO nativo duplo de até 25.600), e pode gravar em todas as resoluções e taxas de quadros padrão, desde HD até DCI 4K e até 6K a 36 fps em open gate 3:2, 60 fps a 6048 x 2520 em 2.4:1 e 60 fps a 4096 x 2160 em DCI 4K. Para taxas de quadros mais altas, é possível fazer um recorte no sensor e gravar até 100 fps a 2112 x 1184 em Super 16, além de captar até 120 fps em 1080p HD.

Por Fernando Moura, em São Paulo