
Evolução e tradição: Parabéns à Revista da SET pelos 35 anos
São incontáveis as diferenças entre os hábitos das novas gerações e de pessoas com mais de três décadas de idade. Porém, alguns deles já foram incorporados de forma universal, independente da faixa etária, até porque a transformação digital exerceu tal impacto no mercado que forçou uma adaptação, mesmo que uma certa de nostalgia permaneça.
O consumo de conteúdo impresso é um exemplo. A disponibilização de arquivos digitais, a popularização dos celulares e tablets, a maior agilidade dos portais de notícias, além de uma série de outros fatores, fizeram com que os veículos impressos tivessem de se reinventar para se manterem relevantes.
Relevância e conteúdo de alta qualidade são os atributos que mantiveram a Revista da SET por 35 anos como um dos mais importantes canais de comunicação com o setor de broadcast, mídia e entretenimento.
Isso mesmo: a Revista da SET completou 35 anos de existência, com suas edições digitais e também impressas, e isso é um grande marco, tendo em vista todo esse cenário que descrevemos acima.
São poucas as revistas no mundo que ainda resistem a essas transformações. E, graças às tecnologias hoje disponíveis, a história que a revista ajudou a acompanhar e registrar pode ser revisitada acessando o site https://revistadaset.com.br.
Agradecemos todos os colaboradores, em especial o jornalista Fernando Moura, editor da Revista da SET, apoiadores e patrocinadores por manterem essa publicação como uma grande referência no setor.
Esse é um reconhecimento que transcende o âmbito local. Aliás, a presença da SET no cenário internacional, através de relações formais com outras entidades, nunca foi tão abrangente e sólida.
O mercado local só tem a lucrar com essa aproximação, pois a SET traz para empresas e profissionais brasileiros as atualizações de tecnologias e modelos de negócios praticados ao redor do mundo.
Como já aconteceu em outras ocasiões, a chegada da TV 3.0 turbina essas trocas de informações.
Faz parte da missão da SET abastecer o mercado local com as novidades sobre todas as diversas tecnologias que estão sendo estudadas, testadas e implementadas em outros países.
Além de relacionamentos estreitos e longevos com NAB, IBC, SMPTE, nossa associação também está muito próxima de outras entidades como ATSC, DVB e ISDB.
Isso sem falar nas tradicionais colaborações entre Brasil e Japão, através do MIC (Ministério de Comunicações do Japão), que resultam na presença do Japan Pavilion no SET EXPO e na presença da SET na Inter BEE, em Tokyo.
A América Latina também tem sido foco das atenções da SET, que colaborou recentemente com um painel na CaperShow, realizada em Buenos Aires.
Nesta última edição da Revista da SET de 2024, não posso deixar de mencionar que, após três gestões, esse é o último editorial que assino como Presidente da SET.
Foram anos desafiadores, mas repletos de realizações. Tenho certeza que, neste período, a SET ajudou no desenvolvimento do setor como um todo, fornecendo as informações necessárias para que todos, profissionais e empresas, pudessem enfrentar e superar os obstáculos que sugiram.
Mais uma vez, muitíssimo obrigado!
Boa Leitura!
Carlos Fini
Presidente da SET