
SET Nordeste: Streaming, do local ao global
O SET regional que se realiza em João Pessoa, capital da Paraíba, mostrou soluções de streaming desde a produção até a distribuição de conteúdos em um ambiente de convergência tecnológica.
O último painel da parte da manhã do SET Nordeste, que se realiza em João Pessoa, capital da Paraíba, focou no streaming. Com o título, “Do Local ao Global: Como as soluções de Streaming estão transformando a Indústria Audiovisual”, os palestrantes, Fabio Angelini, Diretor Comercial do Grupo Pinnacle, e Emerson Luiz, BDM (Business Development Manager) da YouCast, moderados por Ronald Almeida, Gerente Técnico – Engenharia, O Povo – Grupo de Comunicação e Representante SET Nordeste, compartilharam experiências e demonstraram cases de sucesso.
O representante Regional começou o painel falando sobre o streaming e como a tecnologia tem “mudado a forma de produção e distribuição e consumo de conteúdos audiovisuais”. O primeiro a falar foi Emerson Luiz, que disse que a Youcast entrega uma solução e CDN Pública, com mais de 50 ISPs no Brasil com a estrutura de Pops, e disse que na TV 3.0, “vamos precisar para poder ter streaming, para poder fazer datacasting”. Ele disse que, nesse contexto, é “preciso pensar em monetização”, e como mudar isso. “Quando cheguei na TV, trabalhei com o Ginga, e não funcionou. Hoje temos de unir o mundo broadcast com o broadband”.
Luiz disse que a transformação para a TV 3.0 será grande, e, assim, terá de trabalhar com Route-Dash, uma tecnologia já utilizada pelo streaming, e que “terá de ser usada pelas emissoras na migração para a TV 3.0”. Ele explicou que a Youcast trabalha com a Edgio, para ter capilaridadee, assim, ter compartilhamento de dados com CDNs perto dos usuários. Temos uma rede pulverizada de CDNs no país que nos permite entregar conteúdos em todos os lugares”.
Emerson Luiz falou que na TV 3.0 “o compartilhamento será fundamental”, e citou exemplo “dos Estados Unidos, onde temos a Sinclair como cliente. Entendemos que há que compartilhar infraestrutura para crescer”, e para isso, “usar o datacasting, com a própria venda do espaço de radiodifusão para poder suportar os investimentos e alavancar os modelos de negócios”. Ele ainda reforçou que a “o mercado e a SET têm de unir a engenharia com o comercial das empresas”, porque o modelo de TV 3.0 só funcionará se houver mudança em conjunto. “O envolvimentodas áreas de conteúdo e de engenharia será fundamental”.
Finalmente, ele falou e explicou uma arquitetura Uplynk e mostrou como adquirir, gerenciar, monetizar e entregar. Assim, falou de como a empresa entrega o Pluto TV no Brasil “através da Edgio”. Na TV 3.0, disse, “será possível conhecer o usuário, ele não é só um telespectador, porque vamos usar uma plataforma unificada, uma plataforma core, com atualizações de software, que funciona de maneira automática que permite a distribuição e entrega de conteúdos”.
O Diretor Comercial do Grupo Pinnacle, Fabio Angelini, disse em João Pessoa que a empresa, com mais de 25 anos de vida, passou por diferentes estruturas, mas que na sua origem trabalhou com integração, e que a incorporação da Blackmagic, quando a empresa passou a ser distribuidor oficial no Brasil, “bagunçou o mercado, porque permitiu levar vídeo de alta qualidade a todos os públicos”.
Angelini falou do fenômeno do Podcast no qual hoje, com a Blackmagic, usa produção de recursos “broadcast” para transmitir como “streaming” com qualidade de “cinema”. “O Broadcast está se expandindo para outras áreas, porque hoje podemos usar câmeras de cinema para o programa de televisão, e usar uma caixa Ateme, que é um switcher que pode ser usado para streaming, e, assim, o broadcasting tem de se unir com o streaming”. Sob essa ótica, a ideia da Blackmagic “é compartilhamento de colaborações com várias pessoas trabalhando em diferentes áreas”.
O embaixador da Blackmagic no Brasil apresentou diferentes produtos, mas destacou a Ursa 12K com lentes compatíveis e que pode ser utilizada tanto pelos broadcasters como para o cinema.
Angelini fechou com dois cases. Um, a exibição de um vídeo do Instituto Hesed, um convento de freiras que na pandemia começou a produzir conteúdos para Youtube com um workflow completo em 4K da Blackmagic para transmitir o culto e expandir a fé “entregando o melhor material”. O segundo, uma implantação na Igreja Pentecostal Deus é Amor no qual foi instalado outro workflow completo para a produção de lives nos centro de culto. “É quase 100% Blackmagic porque a empresa não tem soluções de áudio”.
Finalmente, explicou, que a Pinnacle é uma integradora que trabalha com vários clientes, como a Hollyland, a Obsbot, a Ainda Imaging, a E-image, a Kiloview, Fujinon, YoloLive, entre outras. Após pergunta da plateia, Angelinidisse que “a ideia é sempre produzir, captar e distribuir em a máxima qualidade possível”, porque o “público exige qualidade de vídeo e áudio”.
A coordenação do SET Nordeste está a cargo de Ronald de Almeida e Esdras Miranda, e tem patrocínio da Alliance, Canon, Convergint, Embratel, EutelsatGroup, SES, Sony, PinnacleGroup/Blackmagic, Youcast e Vivensis. E conta como apoio de 2Live, DeltaProVideo, Propaga, Prostream, SM Facilities, SpeedCast, Teletronix e Broadmedia. E ainda conta com apoio institucional da ASSERP, TV Cabo Brancoe Sistema Correio.
Veja a programação completa
https://teste.set.org.br/eventos/set-regionais/nordeste/programacao-2024/
SET Nordeste
Data: 23 de outubro
Horário: 8 às 19h00
Onde: Hotel Manaíra
(83) 3021-9700
Av. General Edson Ramalho, 1311, Manaíra
João Pessoa-PB
Por Fernando Moura e Tito Liberato