SET Nordeste: inovações em conectividade e transmissão via satélite

Painel analisa distribuição de conteúdos via satélite em um contexto de convergência onde a última milha é central.

O primeiro painel o SET Nordeste, “Inovações em Conectividade e Transmissão via Satélite: Novas Fronteiras para o Mercado Audiovisual”, analisou como o tema abrange as discussões sobre as tecnologias de conectividade de satélite, incluindo a migração para o padrão DVB NIP, as novas soluções de satélites voltadas para a contribuição de vídeo profissional, atendendo às necessidades do mercado de transmissão de conteúdos de alta qualidade, a importância da rede de instaladores e o fortalecimento da infraestrutura de TVRO e redes de baixa órbita, como o Starlink.

Durante o painel, moderado por Esdras Miranda, Diretor de Tecnologia e Operações do Grupo de Comunicação Jangadeiro, os palestrantes Fabio Alencar, VP Vendas Regional Latam da SES,Ricardo Calderon, Diretor de Vendas de Mídia para Brasil e Cone Sul da Eutelsat, e Gustavo Svacina, Diretor Comercial de Serviços da Vivensis, tentaram mostrar como essas inovações estão moldando o futuro da transmissão de conteúdo e ampliando o alcance e a eficiência das comunicações no mercado audiovisual.

Esdras Miranda disse no início que “os parceiros convidados têm o desafio de chegar com eficiência na última milha, com uma concorrência por interoperabilidade que seja sinérgica”, e disse ainda que um dos problemas é o custo e como continuar a transmitir sinais e transportar “comunicação procurando fazer mais com menos. Usar menos banda, levar mais sinal”.

Fabio Alencar abordou vários temas e disse que o mercado mudou e viabilizou o acesso com mais “conteúdo e velocidade de transmissão”, e disse que o “satélite em banda C e banda Ku vai continuar a ser relevante”.

Por outro lado, ele destacou que a SES está “mudando a forma de entregar conteúdo via satélite combinando as vantagens do broadcasting satélite tradicional com entrega em IP” com a utilização do DVB, “um padrão de vídeo para distribuição via satélite e terrestre, com acesso ao conteúdo transparente em dispositivos móveis e na TV” que “viabiliza aos broadcasters expandirem sua oferta incluindo conteúdos via OTT e segunda tela via DTH, e agrega uma variedade de serviços através de uma única assinatura para os telespectadores”.

Ele explicou que a empresa aposta no DVB NIP, como “a nossa plataforma” que pode ajudar na transição para a TV 3.0. O NIP é um padrão de vídeo para “convergência de conteúdo entregue em IP via satélite e sistemas integrados com OTT, que permite provedores de conteúdo combinarem as redes de broadcast com os serviços OTT viabilizados por satélite e amplia o alcance, cria novos casos de uso e fluxo de receitas”.

Calderon disse que a tendência das empresas de satélite nesta época de convergência é “fornecer diferentes verticais para quem vende dados (internet) e quem vende transporte de vídeo”, por isso, a Eutelsat criou “a EutelsatOneWeb, o primeiro GEO+LEO One-Stop-Shop do mundo com serviços de conectividade móvel, fixa e governamental”

Ricardo Calderon mostrou ainda dados sobre a previsão de mercado de vídeo no Brasil e disse que no ano passado “a TV linear (aberta e paga) ultrapassou 85%, enquanto o streaming respondeu por 10% dos aparelhos de TV no Brasil”, e que houve “31% de crescimento estimado de lares recebendo sinais por satélite em 2024, com 3 milhões de domicílios adicionais”. Distribuição terrestre e distribuição via satélite lideram o mercado brasileiro de TV, com 60 milhões de lares ou 92% dos domicílios com TV.

Outro destaque foi a antena para “recepção de dois satélites 65ºOeste e 70º Oeste” o que pode ser uma “solução para poder começar a lançar canais nesse arco para TVRO. Esta com antena  de alimentação dupla para expandir o alcance das TVs no Brasil”, um serviço que funciona e que já “demonstramos no SET EXPO”.

 

Finalmente, Calderonexplicou cases de sucesso, com destaque para a do Governo do Peru que escolheu a solução “Next GenerationDTH” usando DVB-NIP via Eutelsat, com o ecossistema Skyflow que combina a eficiência da tecnologia de transmissão com aquelas usadas em redes de banda larga, para distribuição de conteúdo em larga escala para residências e dispositivos IP em todo o país.

Segundo ele, esta é “uma solução completa de ponta a ponta para transmissão FTA no Brasil com capacidade e serviços de Uplink gerenciados pela Eutelsat, com melhor custo benefício para soluções de DTH, e que é uma solução já comprovada como bem sucedida na Europa”.

Gustavo Svacina, executivo da Vivensis, disse que a empresa está trabalhando arduamente com o desenvolvimento da TVRO no país e, como fabricante nacional em Manaus, passou de 0 à 700 funcionários em 2 anos e ” fabricou 500 Mil receptores em Setembro de 2024″ para Banda Ku, “a tecnologia que oferece a maior quantidade e qualidade de canais ao consumidor”. E explicou que a empresa vê a TVRO como “uma grande oportunidade de mercado e atração de novos consumidores diante da quantidade de canais e qualidade de sinal oferecida”.

Ele disse que, entre as vendas para a EAF e o varejo, no processo de implantação da TVRO em Banda Ku, a empresa vendeu “4,2 milhões de receptores entre novembro de 2022 e setembro 2024”. Ele disse que no Brasil já há 11 milhões instalados e estimou que “chegaremos aos 20 milhões de receptores no país com a TVRO”.

No fim, ele falou do Notec, um setor especializado em gerir serviços de campo, abrangendo desde a prospecção de empresas parceiras até a conclusão da instalação do produto no cliente final da empresa. “Composto por cinco departamentos distintos, o Notec assegura uma experiência de alta qualidade entre operadoras/contratantes, empresas parceiras e clientes finais, garantindo eficiência e excelência em todas as etapas do processo”. E disse que agora é “hora de treinar, com treinamento técnico, torre de controle e sistêmico”.

A coordenação do SET Nordeste está a cargo de Ronald de Almeida e Esdras Miranda e tem patrocínio da Alliance, Canon, Convergint, Embratel, EutelsatGroup, SES, Sony, PinnacleGroup/Blackmagic, Youcast e Vivensis. E conta como apoio de 2Live, DeltaProVideo, Propaga, Prostream, SM Facilities, SpeedCast, Teletronix e Broadmedia. E ainda conta com apoio institucional da ASSERP e Sistema Correio.

Veja a programação completa

https://teste.set.org.br/eventos/set-regionais/nordeste/programacao-2024/


SET Nordeste
Data:
23 de outubro
Horário: 8 às 19h00
Onde: Hotel Manaíra
(83) 3021-9700
Av. General Edson Ramalho, 1311, Manaíra
João Pessoa-PB

Por Fernando Moura e Tito Liberato