As redes neurais em IA para a criação de imagens sensacionais 

Fechando a programação da sala 3 no segundo dia do Congresso SET Expo, o painel “IA para Produção de Conteúdo” resumiu muitos dos avanços da Inteligência Artificial  que estão revolucionando a computação gráfica e permitindo a criação de técnicas antes inviáveis devido aos altos custos. Com mediação de Paulo Henrique Castro, conselheiro da SET e CEO/founder da Mediatech Lab, as exposições demonstraram técnicas inovadoras e como elas estão moldando o futuro da produção de efeitos visuais e renderizações neurais em IA, impactando diretamente a indústria audiovisual.

Esteban Walter Gonzalez Clua, pesquisador e professor titular na Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, falou sobre ferramentas de neuro-rendering que a IA está explorando atualmente, permitindo interação entre iluminação global e computação gráfica, gerando renderizações realistas de forma eficiente. 

Como exemplo ele citou a indústria dos videogames, que desde 2017 adotou uma cinematografia digital. “Hoje um game utiliza todas as técnicas de Hollywood, como profundidade de campo, melhores imagens, enquadramentos, falas, recursos dramáticos, entre outros, e passou a ser uma história narrada com interatividade”, avaliou Estaban. Ele ainda abordou as técnicas emergentes de renderização em IA como NERF e Gaussian Splatting, que estão revolucionando a reconstrução de imagens. 

Pablo Bioni, líder de pesquisa e desenvolvimento em novas tecnologias e futuro do conteúdo da Globo, discutiu a adoção da IA nas mídias, abordando sua aplicação em áreas como geração de conteúdo, personalização e a transformação do audiovisual tradicional. Para ilustrar, Pablo exemplificou como com IA é possível usar 50% do rosto de uma pessoa com 50% do rosto de outra, criando uma terceira pessoa baseada nessa combinação.

Já  Marcio Aguiar, diretor de enterprise na América Latina do grupo NVIDIA, explicou como a empresa tem liderado a criação de modelos de IA generativa no suporte a profissionais de computação gráfica, designers e pesquisadores na implementação de técnicas avançadas de Inteligência Artificial. Encerrando o painel, Mike Shore, SVP de soluções de gestão de ativos da EVS, falou sobre as soluções em IA desenvolvidas pela NVIDIA que estão sendo usadas em produções ao vivo, melhorando a eficiência e a qualidade das  transmissões.