Trabalho coletivo, colaborativo e efetivo

Uma das principais missões da SET é prezar pelo desenvolvimento do setor, em todas as áreas que ele contempla, pois, dessa forma, garantimos o desenvolvimento de profissionais, de empresas e da sociedade como um todo, que acaba tendo acesso, direta ou indiretamente, às melhores tecnologias, produtos e serviços.
Os Grupos de Trabalho da SET são os ambientes perfeitos para estudos, discussões e deliberações sobre temas específicos, e cujos resultados podem repercutir de forma prática em processos que, muitas vezes, envolvem decisões de outras entidades e órgãos oficiais.
A SET tem o privilégio de reunir, no seu quadro de conselheiros e associados, os profissionais mais renomados do setor, cujas conhecimentos e experiências se destacam inclusive no âmbito internacional.
O recente Grupo de Trabalho de Migração das Parabólicas, que tem como objetivo elaborar guias técnicos e acompanhar a regulamentação e a migração dos sinais que atualmente são transmitidos em banda C para recepções domésticas para uma nova distribuição em banda KU, já colaborou de forma ativa e prática nesse processo.
O tema Compartilhamento de Infraestrutura também possui um Grupo de Trabalho específico focado na criação de um ambiente favorável para viabilizar o compartilhamento de infraestrutura entre as emissoras. Esse trabalho em conjunto visa buscar soluções para minimizar os investimentos, otimizar espaços e custos com operação e suporte dos sites. De fato, foi nesse GT que nasceu a ideia de compartilhamento de sites de transmissão, e é a SET que, com as suas delegações regionais, tem trabalhado junto à Anatel e à Seja Digital na escolha dos locais para a instalação das novas estações que fazem parte do Programa Digitaliza Brasil.
Um importante meio da radiodifusão, que este ano completa 100 anos no Brasil, o Rádio reúne especialistas em um Grupo de Trabalho que tem como objetivo consolidar a SET como uma entidade de referência para as tecnologias do rádio OTA e de todas as formas de produção e distribuição de conteúdo de áudio online.
E o Grupo de Trabalho da TV 3.0 vem participando ativamente de mais essa etapa da evolução do TV, com estudos nos vários âmbitos que esse processo abrange, e que certamente mudará o paradigma da TV.
E por falar em encontros, estamos prestes a inaugurar nossos eventos presenciais de 2022 com o SET’30 durante o NAB Show, em Las Vegas. Com muita satisfação retomamos esse tradicional marco do calendário do setor de broadcast, mídia e entretenimento. Com uma programação imperdível, os seminários irão cobrir temas como transmissão remota, satélites, nuvem, pós-produção, streaming, e tendência & negócios.
Participe dos Grupos de Trabalho e do SET’30 e faça parte do desenvolvimento do setor. E, em agosto, já temos um encontro marcado no SET Expo 2022. Voltamos com o formato presencial com todas as grandes novidades do mercado e oportunidades de negócios.

GT de Migração das Parabólicas: https://teste.set.org.br/gt-migracao-das-parabolicas/
GT de Compartilhamento de Infraestrutura: https://teste.set.org.br/grupo-de-trabalho-compartilhamento-de-infraestrutura/
GT de Rádio: https://teste.set.org.br/grupo-radio/
GT da TV 3.0: https://teste.set.org.br/grupo-de-trabalho-tv3/

SET’30: https://teste.set.org.br/eventos/set30/
SET Expo 2022: https://teste.set.org.br/events/setexpo

Boa leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET