Globo realiza AudioDay 2021 e destaca aposta no áudio e podcasts

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Realizado de forma virtual no último dia 21, o AudioDay 2021 mostrou que a Globo está apostando na tendência de crescimento do áudio, em especial dos podcasts, para ampliar o engajamento da audiência com suas diversas modalidades de produto e, consequentemente, ampliar o contato das marcas anunciantes com seu público.

Jorge Nóbrega, presidente-executivo do Grupo Globo, abriu o evento lembrando que o áudio faz parte do grupo há 75 anos, com a criação da Rádio Globo. “Quando nós criamos os serviços digitais de áudio, foi com a memória do rádio, que reinventamos para criar produtos que retenham e capitalizem em cima da produtividade, mas muito identificado com o processo de transformação que a gente está tendo na Globo em geral, que é a junção da tecnologia com o produto de qualidade, com a criatividade para produzir as experiências mais emocionantes e mais marcantes na vida das pessoas. Com isso a gente obtém engajamento, a gente obtém audiência e a gente passa ter conhecimento do consumidor. As nossas plataformas de áudio e os serviços de áudio que estamos lançando abrem uma enorme avenida para agente criar em cima disso”, disse o principal executivo da Globo.

“As nossas plataformas de áudio e os serviços de áudio que estamos lançando abrem uma enorme avenida para a gente criar em cima disso”, disse Jorge Nóbrega, presidente-executivo do Grupo Globo, no AudioDay.

Nos Estados Unidos, de acordo com Erick Brêtas, diretor de produtos e serviços digitais da Globo, os podcasts devem movimentar valor próximo de US$ 1 bilhão do mercado publicitário em 2021. Para ele, o Brasil está quatro ou cinco anos atrás em desenvolvimento do mercado de áudio digital, mas se desenvolvendo rapidamente. “É uma aposta que estamos fazendo”, disse.

Para isso, além de ampliar sua produção de conteúdo de podcasts, a Globo está buscando “mais vozes”, através de parceria com produtores independentes. Segundo Brêtas, a Globo terá vários processos e canais para ampliar a conversa com produtores independentes de conteúdo em áudio.

Desde dezembro, a Globoplay passa reunir todo o conteúdo de podcasts da Globo, embora sigam disponibilizados em plataformas com Deezer e Spotify. Segundo Guilherme Figueiredo, head de Produtos de Áudio Digital, área criada em agosto passado na Globo, mais da metade do consumo dos podcasts da Globo acontece dentro das propriedades do grupo de mídia, e o restante nas plataformas de áudio. “Com a Globoplay, queremos aumentar ainda mais”, disse.