Eleven Sports e MyCujoo: a importância de ter sua própria tecnologia

Conteúdo IBC 365

A Eleven Sports fechou um acordo para comprar o provedor de tecnologia OTT MyCujoo. Em entrevista para o IBC365, o CEO da Eleven, Luis Vicente, e o chefe da MyCujoo, Pedro Presa, falaram sobre o pensamento por trás da aquisição.

Para serviços OTT, certificar-se de que a tecnologia que sustenta sua plataforma é o mais forte possível é um ingrediente vital para o sucesso. Em um ano em que as OTTs esportivas foram atingidas pela ausência de esportes ao vivo por vários meses, isso se tornou ainda mais importante.

No início deste mês, a Eleven Sports anunciou a aquisição da empresa de transmissão ao vivo MyCujoo e sua premiada tecnologia de transmissão MyCujoo Live Services por um valor não revelado.

A aquisição estabelece as bases para um novo serviço global da Eleven e adiciona novas capacidades de tecnologia transformadoras e escalonáveis ​​ao grupo. A emrpesa disse em comunicado que o acordo também “capacitará a Eleven para fornecer aos detentores de direitos nas indústrias de esportes e entretenimento acesso à tecnologia e ferramentas de transmissão ao vivo inovadoras.”

Ou, como explica o CEO da Eleven, Luis Vicente: “anteriormente, a Eleven era linear em primeiro lugar e digital em segundo lugar. Nosso novo plano de negócios é digital em primeiro lugar, e é por isso que adquirimos MyCujoo. Vamos converter a pilha de tecnologia MyCujoo em muitos novos setores.”

As conversas entre as duas empresas começaram há pouco mais de um ano. A ideia inicial do fundador da Eleven, Andrea Radrizzani, foi baseada na ideia de uma parcela inexplorada da comunidade esportiva mundial, com a qual a Eleven poderia se envolver ainda mais por meio de um serviço OTT global.

Ele conheceu o CEO da MyCujoo, Pedro Presa, em setembro de 2019. Eles começaram a discutir como Eleven e MyCujoo poderiam trabalhar juntos e Vicente – que conhecia a empresa em sua função anterior como diretor digital e de transformação da FIFA – admite que teve um “interesse maior” depois de se tornar CEO.

“Quando entrei para a Eleven, decidimos que era fundamentalmente importante nos tornarmos uma empresa de tecnologia”, explica Vicente. “Queríamos ser de certa forma os reis do nosso próprio destino e não apenas dependentes de soluções de terceiros.”

Eleven começou a olhar para a tecnologia da MyCujoo como um longtail e uma nova pilha de cauda. A tecnologia, que também tinha potencial para ser otimizada para um serviço premium, poderia ajudar a Eleven a substituir sua pilha mista em um serviço unificado.

Tecnologia sublinhada

A pilha de tecnologia da MyCujoo irá impulsionar um novo serviço na Eleven. Os recursos de visualização envolvente do Eleven serão integrados à oferta e os elementos da proposta de direitos longtail da Eleven serão adicionados à plataforma em uma abordagem em fases nos próximos meses. A oferta de conteúdo será organizada nas três verticais reveladas no anúncio da estratégia do Eleven 2.0 em agosto – Eleven Next, Eleven Women e Eleven Esports. A plataforma deve estar totalmente operacional em 2021, segundo a empresa.

Com a aquisição, a MyCujoo está “se tornando nossa empresa de tecnologia”, acrescenta Vicente. “Vamos investir maciçamente em sua organização para aumentar os recursos de tecnologia e o roteiro de P&D do ponto de vista de diferentes produtos.”