
A importância da norma SMPTE 2110 e a evolução dos sistemas em IP

Palestrantes discutem os desafios da infraestrutura IP no SET Centro-Oeste 2019. Foto: Tobias Ragonesi/SET
A indústria da televisão está sempre em evolução. Um de seus desafios atuais é a modernização da infraestrutura de produção para sistemas totalmente digitais baseados em IP. A tradicional produção de vídeo em SDI já pode ser substituída por solução de vídeo em IP que é avaliada como tecnicamente completa, escalável, fácil de gerenciar e econômica.
No entanto, apesar dos benefícios, a transição ainda requer atenção e adaptação das equipes operacionais de TV. A constante atualização de softwares para adequação às versões mais modernas e às novas necessidades foi um dos pontos discutidos na sessão Tráfego de sinais de produção ao vivo em IP. Como as tecnologias estão evoluindo, moderada por Emerson Weirich, Representante da Regional Centro-Oeste da SET e Gerente de Projetos e Desenvolvimento da EBC.
Os palestrantes – fabricantes e usuários finais – refletiram sobre o uso dos diferentes padrões em IP como o SMPTE 2022, o SMPTE 2110 e o NDI. O primeiro a falar foi o engenheiro Pablo Perez Hetze, Gerente de Vendas da Newtek para a América do Sul. Para ele, o futuro do vídeo está relacionado a três pontos principais: computador, softwares e redes.